A Escola Superior da Magistratura encerra nesta sexta-feira (31) o Módulo 3 do Nível 1 do curso de Formação de Formadores, uma etapa crucial, alinhada às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). O curso visa aprofundar as competências essenciais para a atuação no magistério das escolas judiciais, indo além da mera transmissão de conteúdo, ao preparar os(as) formadores(as) para conduzir processos de aprendizagem significativos e impactantes na prática profissional dos(as) magistrados(as) e servidores(as).
A relevância do curso reside na sua capacidade de traduzir as diretrizes da Enfam em práticas pedagógicas eficazes. A estrutura em níveis do FOFO culmina no Módulo 3 como um espaço dedicado à integração e aplicação prática de tudo o que foi aprendido ao longo dos módulos 1 e 2. Ao focar na capacitação para a facilitação e na metarreflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, o módulo busca instrumentalizar os(as) cursistas com as ferramentas necessárias para ir além do uso formal de metodologias ativas, fomentando um engajamento genuíno dos(as) aprendizes.
Durante dois dias (30 e 31) magistrados e servidores receberam conteúdo e participaram de atividades do curso, que foi ministrado pelos juízes Euler Paulo de Moura Jansen e Fabrício Meira Macêdo, a especialista em psicopedagogia Bianca Nóbrega Meireles e a pedagoga Daiane Lins da Silva Firino.
Por Esma-PB