Diretor da Enfam elogia plano de ação da Esma


Ministro Gonçalves disse que as ações da Esma estão alinhadas com a Enfam


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves (foto), atual diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), encaminhou ofício ao diretor da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, elogiando o plano de ação elaborado para o biênio 2009/2011. No seu ofício, o ministro destaca que as ações propostas pela Esma “encontram-se alinhadas com as diretrizes estabelecidas nos projetos e resoluções da Enfam”.


Segundo o coordenador administrativo da Esma, professor Felix de Carvalho, algumas ações constantes do plano já foram implantadas, tais como o portal da Esma, a biblioteca virtual, o sistema de aulas práticas para os alunos em varas e comarcas, bem como a oferta de cursos de aperfeiçoamento para os juízes estaduais.


“Outras ações ocorrerão ainda no decorrer deste ano, destacando-se a assinatura de convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para fins de transformação do curso de preparação à magistratura em curso de especialização a ser certificado por aquela instituição”, destacou Félix de Carvalho. Ele disse, também, que as demais ações serão realizadas no próximo ano, havendo a possibilidade de promoção de cursos à distância para magistrados e servidores do Poder Judiciário.


Ainda de acordo com o professor Felix de Carvalho, o desembargador Márcio Murilo vem dando grande impulso às ações da Esma, “revelando-se possuidor de uma visão tanto acadêmica como administrativa do verdadeiro papel de uma instituição de ensino”.


Por Fernando Patriota