Os encontros são a convite do Ministério da Justiça e do corregedor-geral da Justiça
A convite do Ministério da Justiça, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos (esquerda), e o juiz-auxiliar, Fábio Leandro de Alencar (direita) Cunha, estão em Porto Alegre/RS, onde participam de um seminário promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Durante três dias, especialistas debatem sobre a “Reforma Penal após 25 anos: reflexões e desafios”.
Autoridades e profissionais da área discutem questões em torno do sistema prisional brasileiro, como medida de segurança, situações especiais e alternativas à cultura do encarceramento.
Em seguida, Abraham Lincoln segue para Brasília/DF, desta vez a convite do corregedor Nacional da Justiça, ministro Gilson Dipp, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na Capital Federal, ele participa do Encontro Brasileiro de Corregedorias Federais, juntamente com o juiz-auxiliar da Corregedoria do TJPB, Leandro dos Santos (centro).
Este evento está inserido dentro das atividades do plano de trabalho elaborado pelo Grupo Jurídico da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), criado, este ano, para promover o intercâmbio entre os órgãos correicionais.
O corregedor Nacional de Justiça é um dos palestrantes, com o tema “Sistema Correicional: Transparência e Gestão”. O encontro objetiva, ainda, a troca de experiências entre a Ação Correicional no Combate à Impunidade. Os magistrados paraibanos retornam no próximo dia 27 (sexta-feira).
Por Fernando Patriota