São quase 56 processos julgados por dia
Os juízes paraibanos continuam empenhados em alcançar o cumprimento da Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o julgamento dos processos distribuídos até dezembro de 2005. Prova disto é que eles têm, nos últimos três meses, até outubro, mantido uma média de 55,96 ações julgadas por dia. Em outubro, na Paraíba, foram sentenciados 1.659 feitos da Meta 2, permanecendo a média de 55,2 ações/dia.
Os dados são do Sistema Integrados de Comarcas Informatizadas (Siscom), do Tribunal de Justiça da Paraíba, disponibilizados para consulta da população no site do CNJ (www.cnj.jus.br), em “Metas de Nivelamento – Meta 2”. Mensalmente, o TJPB tem informado ao CNJ, a exemplo dos demais tribunais do País, o número de feitos julgados dentro desse esforço concentrado.
Nos últimos três meses, quando foi iniciada uma série de mutirões em todo o Estado, atingindo diversas varas com maior quantidade de ações que se destinam ao objetivo, o Judiciário paraibano julgou 5.037 processos, sendo 1.497 em agosto, 1.881 em setembro e 1.659, em outubro.
De janeiro deste ano a outubro, ainda conforme o levantamento, os magistrados paraibanos já sentenciaram 8.912 feitos, o correspondente a 41% do total previsto. Para os próximos dias, o Tribunal de Justiça da Paraíba se prepara para participar da Semana Nacional de Conciliação. Mais uma vez, o presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, fez um apelo aos juízes e operadores do Direito para que se possa viabilizar o maior número possível de acordos.
A Semana Nacional de Conciliação acontecerá de 7 a 11 de dezembro. O desembargador-presidente destaca, ainda, a importância das pessoas, como partes integrantes de processos, em buscarem participação ativa nas conciliações.
Fonte: Condecom/TJPB