Representante paraibano no Copedem revela inovações para Esma em 2010

Notícia


O encontro aconteceu em Manaus


Durante os dias 5, 6 e 7 deste mês, na cidade de Manaus (AM), magistrados de todo o País se reuniram no XIX Colégio dos Diretores das Escolas de Magistrados (Copedem). O representante da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), foi o coordenador dos cursos de pós-graduação da Instituição e juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Sapé, Gustavo Procópio Bandeira de Melo (foto).


Na pauta de trabalho do Copedem muitos assuntos foram discutidos, visando o desenvolvimento técnico-pedagógico das escolas judiciais estaduais, como o calendário de atividades para 2010, trazendo todo o cronograma dos 1º e 2º semestres.


Dentro da programação do próximo ano, estão previstos os cursos de Iniciação Funcional; Formação de Formadores; Aperfeiçoamento/Vitaliciamento e Aperfeiçoamento/Merecimento; além do curso preparatório de Extensão Universitária, pós graduação. Os magistrados ainda debateram a respeito da realização de encontros, seminários, palestras, conferências, congressos e metas estratégicas que podem valer por cinco anos.


“No Copedem são analisadas questões de interesse comum das escolas de todo o Brasil. Os encontros têm contribuído muito para melhora dessas instituições, além de aproximar seus diretores”, comentou Gustavo Procópio. Ele adiantou que o próximo evento será no Amapá e a Diretoria da Esma-PB vai realizar visitas técnicas nas escolas de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “É preciso conhecer, de perto, as ações que vêm dando certo e trazê-las para a Esma da Paraíba”, ressaltou.


EAD na Esma – O juiz Gustavo Procópio disse, também, que é salutar a troca de informações entre os participantes do Copedem, que neste último encontro proporcionou 13 sugestões específicas para a Esma-PB. Dessas propostas, destaca-se a possibilidade de se fazer convênio com a Escola Paulista da Magistratura para realização de cursos de Ensino a Distância (EAD).


“A criação do EAD sempre foi uma das principais propostas da administração do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, diretor da Esma. Também vamos analisar a viabilidade de por em prática cursos de aperfeiçoamento sobre as novas leis de mandado de segurança, crimes sexuais e escutas telefônicas”, acrescentou Procópio.


Outro ponto significativo, conforme o juiz, foi a discussão para criar o site  do Copedem na internet, inclusive com a inserção do calendário da Esma-PB, com os respectivos currículos dos professores e suas habilidades.


Carta de Manaus – No final do Copedem, foi editada a “Carta de Manaus”. No texto, o Colégio deliberou, por unanimidade, a necessidade das escolas terem autonomia financeira própria e respectiva dotação nos orçamentos dos tribunais de Justiça. Também foi sugerido às direções das escolas a elaboração de suas agendas, a fim de proporcionar aos TJs suas inclusões nos planos plurianuais orçamentários dos estados. Ao término, os participantes do Colégio reivindicaram a participação das escolas na elaboração do planejamento estratégico dos tribunais.


Por Fernando Patriota