Próxima comarca beneficiada pelo curso será João Pessoa
Mais de 53 servidores, de cinco comarcas polarizadas por Guarabira, concluíram, na sexta-feira passada (6), o treinamento de qualificação realizado no Fórum de Garabira (foto), pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e de Programas Especiais (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Além de Guarabira, participaram do curso técnicos judiciários das comarcas de Sapé, Araçagi, Mari e Alagoinha. A Capital será a próxima a receber o treinamento, que também já passou por Campina Grande.
Na sexta-feira, os funcionários assistiram à aula acerca do módulo sobre processo penal e procedimentos nos juizados especiais criminais, ministrado pelo juiz José Jackson Guimarães, diretor do Fórum de Serraria e ex-oficial de Justiça. “Falei, também, de várias alterações do Código de Processo Penal (CPP), principalmente, nos pontos referentes ao trabalho dos oficiais de Justiça, tipo citação, intimação, busca e apreensão, prisões e liberdade provisória”, disse o magistrado.
O juiz ressaltou a importância do trabalho da Codes na melhoria profissional dos servidores do TJ. “Só tenho que parabenizar a iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento. Pois, uma melhor qualificação dos profissionais, que trabalham no Poder Judiciário, contribui para a excelência do serviço jurisdicional e para celeridade processual”. O treinamento de qualificação, ministrado por juízes de cada comarca, foi dividido em três módulos e não teve custo para o TJPB. Cada módulo teve a duração de quatro horas.
Na quinta-feira, o juiz da 4ª Vara de Guarabira e diretor do Fórum, Gilberto de Medeiros Rodrigues, ministrou o módulo referente a noções de processo civil e procedimentos nos juizados especiais estaduais cíveis. Já o técnico judiciário execução de mandados, Cristiano Marcolino dos Santos, foi o responsável pelo módulo referente às práticas de atos de ofício.
Por Fernando Patriota