Jornada Estratégica visa fortalecer o TJPB

Notícia


O evento foi voltado para todos os juízes da Paraíba

Unir esforços e recursos em sintonia com as necessidades do serviço público e da população. Este é o raciocínio para a excelência no desenvolvimento do planejamento estratégico, apresentado pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Armando Cunha, durante  a palestra “O Planejamento Estratégico e o Orçamento como Instrumentos de Gestão”, realizada na II Jornada Estratégica para o Fortalecimento e Modernização da Justiça . O evento, voltado para os juízes, ocorreu nesta segunda-feira (3) , no Fórum Cível da Capital “Desembargador Mário Moacyr Porto”.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, agradeceu a presença dos participantes e asseverou que “sem essa participação, o sonho da modernização não pode se concretizar. Temos que crer nessa revolução no Poder Judiciário, a partir da transformação interior de todos; da mudança dos conceitos, tanto no plano administrativo quanto no judicial”.

Durante a explanação da palestra, o professor Armando Cunha ratificou as palavras do presidente, ao demonstrar “a importância dos líderes institucionais para manter a sustentação da mudança”. No caso do Judiciário, o magistrado-gestor.

Em seguida, foram detalhados os 11 projetos de gestão estratégica que visam concretizar a Justiça por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva. São os seguintes: Mais Celeridade; Sistemas Legados; Nova TI; TJ- Economia; A Justiça está aqui; O Direito é Seu; TJ Inter-Poderes; TJ-Cidadão; Comprometer; Ser Capaz e Recursos Orçamentários. As exposições foram feitas pelos líderes das comissões designadas para o desenvolvimento de cada plano.

Os projetos foram desenvolvidos com apoio da FGV, para aplicação no âmbito do Poder Judiciário estadual, observando a Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e as sugestões oferecidas pelos juízes durante a realização da I Jornada, em setembro de 2009.

A magistrada Maria Aparecida Sarmento Gadelha, titular da 2ª Vara Mista de Sapé, disse que acreditava numa repercussão positiva dos projetos nas comarcas. “No caso de Sapé, especialmente, o TJ-Cidadão, na medida em que viabilizará os meios e equipamentos necessários para o tratamento das questões, principalmente para Infância e Juventude. E assim vai permitir que o juiz tenha condições de lidar melhor com os processos e com os direitos”, ressaltou

Ainda dentro da programação da II Jornada, foram apresentados três subprojetos: o Modelo de Gestão de Varas Cíveis, pelas juízas Silmary Alves de Queiroga Vita e Renata da Câmara Pires Belmont; o Sistema  Normativo Administrativo (SNA) e a racionalização dos processos de trabalho na Secretaria Administrativa do TJPB; e, por último, o Modelo de Gestão de Recursos Humanos, pela Secretaria de Recursos Humanos.

Termo de Cooperação
- Os desembargadores Luiz Silvio Ramalho Júnior e Genésio Gomes Pereira, presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Tribunal Regional Eleitoral, respectivamente, o desembargador federal e presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 13ª Região, Edvaldo de Andrade, e o procurador-geral do Ministério Público estadual, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, estiveram presentes na abertura do evento, onde assinaram o Termo de Cooperação Institucional para a criação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica do Judiciário.

Por Gabriella Guedes do TJPB