Terminam nesta segunda-feira (9) as inscrições para o curso de ‘Media Training’, voltado para os magistrados paraibanos. Promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Escola Superior da Magistratura, o curso visa capacitar juízes a fim de aperfeiçoar o relacionamento do Judiciário com a imprensa.
Os interessados deverão preencher o formulário disponibilizado na página da Esma (http://esma-acad.tjpb.jus.br), no campo”inscrições”, ou se dirigir pessoalmente à secretaria da instituição de ensino.
O curso terá uma carga horária de oito horas/aulas e será ministrado com duas turmas de 15 magistrados cada, nos dias 12 e 13 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h no Complexo Judiciário ESMA/Corregedoria, localizado no bairro Altiplano, João Pessoa.
Com o objetivo de aprimorar o posicionamento e os conteúdos transmitidos à imprensa, serão abordadas técnicas de relacionamento e informações sobre o funcionamento dos meios de comunicação, gestão de crises de imagem, construção do discurso institucional e mensagens-chave. Entre os exercícios práticos, constam simulações de contato com diversos veículos, como entrevistas para imprensa escrita e televisiva.
O Tribunal busca ainda evitar erros e equívocos que ocorrem com frequência no relacionamento com a mídia, bem como difundir e analisar junto aos participantes o impacto das novas mídias, dos meios de comunicação tradicionais e jornalismo digital on-line; a instantaneidade da notícia e o poder das redes sociais digitais.
A realização do curso faz parte de um dos 21 projetos do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, previsto para o período de 2015-2020. Denominado “Monitoramento e melhoria da imagem institucional”, o projeto visa estabelecer uma política de monitoramento através de pesquisa da imagem institucional; capacitações de servidores e magistrados; entre outros objetivos.
A oferta do curso foi publicada em edital, na edição eletrônica do Diário da Justiça do dia 23 de outubro de 2015.
Por Gabriela Parente