Buscando capacitar os magistrados a fim de aperfeiçoar o relacionamento do Judiciário com a imprensa, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por intermédio da Escola Superior da Magistratura (Esma), está promovendo a cerca de 30 juízes o curso de ‘Media Training’. O evento está sendo ministrado pela Oficina da Palavra, com exposições e exercícios práticos preparando os magistrados para bem lidar, nas mais diversas situações profissionais, com os veículos de comunicação.
O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (12) pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que representou, na ocasião, o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. As atividades segue até a tarde dessa sexta-feira (13) na instituição acadêmica.
Segundo o desembargador Oswaldo Trigueiro, nessa relação com os veículos de comunicação há um aspecto interessante que é passar a imagem do Poder Judiciário. “Você passa a imagem da Justiça na medida que demonstra preparação e conteúdo, bem como mostra e responde a sociedade que o Judiciário tem capacidade de reverter as dificuldades do jurisdicionado quando procura o Judiciário”, disse.
O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, parabenizou o Tribunal e a Esma pela iniciativa do curso, já que é uma maneira prática de oferecer aos magistrados estadual um mecanismo de comunicação com a imprensa. Na oportunidade, ele reconheceu as dificuldades dos juízes em se relacionar com a imprensa escrita e televisiva.
“Nós magistrados, efetivamente, temos muita dificuldade de nos expressar publicamente e até porque nossa função é mais judicante. E esse curso propicia esse destravar, porque precisamos nos comunicar melhor”, afirmou.
Para o diretor de Comunicação do Tribunal de Justiça, Valter Nogueira, a cada dia a população tem consciência do direito à informação, principalmente dos agentes públicos, e o magistrado precisa se capacitar para levar informação ao povo. “Quem faz esse elo entre a instituição e a sociedade é a imprensa. Então, esse curso em boa hora vai ter esse papel de mostrar a necessidade de um bom relacionamento”, enfatizou.
Com a realização desse evento, o Tribunal busca evitar erros e equívocos que ocorrem com frequência no relacionamento com os veículos de comunicação, bem como difundir e analisar junto aos participantes o impacto das novas mídias, dos meios de comunicação tradicionais e jornalismo digital on-line; a instantaneidade da notícia e o poder das redes sociais digitais.
Durante os dois dias, serão abordados temas como o fortalecimento da imagem, o funcionamento dos meios de comunicação, entrevistas, mensagens-chave, o papel do porta-voz, bem como o papel da assessoria de comunicação e o gerenciamento de crise.
A realização do curso faz parte de um dos 21 projetos do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, previsto para o período de 2015-2020. Denominado “Monitoramento e melhoria da imagem institucional”, o projeto visa estabelecer uma política de monitoramento através de pesquisa da imagem institucional; capacitações de servidores e magistrados; entre outros objetivos.
Por Marcus Vinícius