Terminou sexta-feira (11) a segunda turma do curso ‘Práticas Administrativas para o Magistrado Gestor’, na Escola Superior da Magistratura (Esma). O evento buscou capacitar o magistrado gestor em práticas administrativas, de gestão de pessoas e financeiras, visando à aplicação do conteúdo teórico prático em sua unidade de trabalho (Fórum, Comarca ou Cartório), com vistas ao alcance de metas de forma eficiente.
As aulas iniciaram nos dias 3 e 4 dezembro e deu continuidade ao curso, que foi credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no mês de agosto.
Ao ministrar palestra para a primeira turma do curso, no mês de outubro, o juiz Paulo de Tarso Tamburini ressaltou que é fundamental para o Poder Judiciário ter seu magistrado qualificado não para ser administrador no sentido estrito da palavra, mas para poder ter a capacidade e o conhecimento de gerir a administração e os administradores.
“O magistrado tem de estar preparado para entender de orçamentos públicos e estratégicos, além de gestão de pessoas e administração em geral”, disse.
A juíza Agamenilde Dias Arruda informou que há previsão do curso continuar, no próximo ano, em outras comarcas do Estado.
Por Marcus Vinícius