Palestrante Paulo Luiz Netto Lôbo
Evento encerra o ciclo de debates de 2015 da Esma
Com a palestra inaugural do projeto “Famílias em Debate”, a Escola Superior da Magistratura (Esma) encerrou nesta quinta-feira (10) o ciclo de palestras do ano de 2015. O evento, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família na Paraíba (IBDFAM/PB), trouxe o civilista Paulo Luiz Netto Lôbo, para falar sobre o tema. Na ocasião, foi empossada a nova diretoria do IBDFAM para o biênio 2016/2017.
A palestra buscou trazer relevantes discussões e reflexões das novas estruturas familiares da sociedade brasileira. Na sua conferência Paulo Netto abordou o tema ‘Transformações Contemporâneas do Direito à Filiação’. O palestrante, na oportunidade, pontuou as principais mudanças no modelo familiar tradicional no país.
“A filiação mudou muito, como também a família. O sistema jurídico de filiação, hoje, torna-se cada vez mais exigente de atualização por parte dos profissionais do Direito”, ressaltou o civilista.
Para o juiz do 1º Juizado Auxiliar da comarca da Capital, Wladimir Alcíbíades Marinho, a palestra tratou dos maiores avanços científicos e jurídicos do tema direito à filiação, dentre eles, a multi-parentalidade, a paternidade sócioafetiva, a prevalência e o cenário jurídico atual.

Juiz Wladimir Alcíbíades Marinho foi empossado no IBDFAM
“Estamos, hoje, verificando que um renovado Direito das famílias, deve acompanhar as transformações da sociedade brasileira”, ressaltou o magistrado. Ainda segundo ele, a visão do direito à filiação como um direito à personalidade, certamente, será um tema de grande avanço para o Direito Civil e da Família na atualidade.
Participaram do evento a juíza Agamenilde Dias Arruda, que representou a Diretora da Esma, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba, professora Maria Luiza Feitosa, e a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Anna Carla Falcão.
Ainda estiveram presentes as magistradas Maria Aparecida Sarmento Gadelha e Rita de Cássia Andrade, além de advogados, operadores do Direito, alunos e servidores da Justiça.
O conferencista é doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e diretor Nacional do IBDFAM para a Região Nordeste.
Posse – Após a conferência, o IBDFAM empossou seu novo presidente, juiz Wladimir Alcíbíades, no lugar do advogado Dimitri Braga Soares de Carvalho. Também foram empossados a vice-presidente da instituição, advogada Anna Carla Lopes Correia Lima, além de secretários e diretores.
Fonte: Gecom/TJPB - Marcus Vinícius