Na manhã desta quarta-feira (2), durante sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, a diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, apresentou ao colegiado a Resolução nº 01/2016 da Esma, que institui a Medalha do Mérito Acadêmico ‘Desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa’. A honraria foi criada pelos membros do Conselho Consultivo da instituição de ensino, no dia 20 do mês passado.
Na ocasião, a desembargadora Maria das Graças ressaltou que o nome do homenageado é uma unanimidade dentre a Magistratura nacional, ao tempo que a Esma faz justiça ao instituir e criar a medalha. “A pessoa do desembargador Simeão Cananéa é inesquecível para os magistrados do nosso Estado, bem como espero que esse registro sirva para hoje, amanhã e para gerações futuras, para que conheçam e saibam que, no Tribunal da Paraíba, passou um magistrado da linha do homenageado”.
Para o presidente em exercício do Judiciário estadual, desembargador José Ricardo Porto, mesmo em razão do tempo e da sua época, hoje no país, quando se fala em magistrado capaz, humano, sensível e sensato, se fala na personalidade singular do desembargador Cananéa.
“Parabenizo a desembargadora Maria das Graças e os Conselheiros da Esma pela justa e oportuna e, acima de tudo, afetuosa homenagem, que se presta ao desembargador Simeão Cananéa, um dos maiores magistrados da Paraíba”, ressaltou o desembargador Ricardo Porto.
O também desembargador Fred Coutinho assegurou que, além de merecida e justa homenagem, o nome do desembargador Simeão Cananéa ultrapassou as barreiras da Paraíba. “Era um nome unânime a nível nacional”, exaltou o magistrado que fez, ainda, questão de parabenizar a desembargadora diretora e toda a equipe administrativa da Esma. “Desembargadora Graça está de parabéns pela histórica e feliz inciativa. Nesses anos todos, ninguém lembrou de uma homenagem dessa estirpe”, destacou.
Do mesmo modo, o diretor adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital de Almeida, ressaltou que falar sobre o desembargador Cananéa é mexer com a história de cada um dos magistrados presente à sessão do Pleno, bem como era convocado por outros tribunais para solucionar querelas entre juízes.
“O desembargador Simeão Cananéa foi um magistrado para além do seu tempo; uma das maiores e mais qualificadas verticalidades da Justiça brasileira. Autêntica indissociabilidade entre o homem-ser e função”, disse Ricardo Vital.
Em seguida, os desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Joás de Brito Pereira e o juiz Onaldo Rocha de Queiroga, além do procurador de Justiça Valberto Lira, também parabenizaram a Esma pela instituição da medalha.
“O desembargador Simeão Cananéa sempre tratou os magistrados com amizade, companheirismo e respeito”, realçou desembargador Carlos Beltrão.