Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira dia 8 de março, o diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, fez homenagem as mulheres, magistradas e servidoras, do Judiciário estadual. A homenagem ocorreu, durante sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, nesta quarta-feira (8).
Na ocasião, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque além de fazer referência as juízas e servidoras do Judiciário, fez questão de homenagear e parabenizar também as desembargadoras Fátima Bezerra Cavalcanbti, Maria das Neves do Egito e Maria das Graças Morais Guedes pelo Dia Internacional da Mulher.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto.
As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março.
As manifestações uniam o movimento socialista, que lutavam por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos. Em 1910, durante uma conferência internacional das mulheres, que antecedeu a realização da reunião da Segunda Internacional Socialista de Copenhague, Dinamarca, foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher.
Por Marcus Vinícius com informações do Wikipédia