Presidente da Comissão de Cultura do TJPB ministrará palestra sobre Rodrigues de Cavalho

Notícia

Desembargador Marcos Cavalcanti

Nesta sexta-feira (18), o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) e presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, vai ministrar palestra dentro das comemorações do Sesquicentenário do Jurista José Rodrigues de Carvalho. A conferência será realizada, a partir das 17h, no auditório do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (Cejus), no Bairro dos Estados, na Capital.

O desembargador vai abordar o tema ‘Rodrigues de Carvalho e a Mamanguape dos fins do Século XIX’. Desde o final do ano passado, o Cejus promove palestras a respeito do jurista, poeta e acadêmico Rodrigues de Carvalho, e entre os ministrantes já passaram jornalistas, acadêmicos e juristas paraibanos.

As comemorações do Sesquicentenário ocorrem até o final deste ano, e ainda haverá palestra do acadêmico José Fernandes de Andrade.

José Rodrigues de Carvalho nasceu na localidade Tauá (hoje Alagoinha) no dia 18 de dezembro de 1867. Em 1877, aos dez anos de idade, mudou-se para Mamanguape, fugindo da terrível seca que dizimou parte da população nordestina. O homenageado foi o primeiro paraibano a escrever sobre o folclore. Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará foram os principais estados que serviram como fontes de suas pesquisas.

Por Marcus Vinícius