Diretor da Esma participa de homenagem ao escritor e ex-governador do Estado Ivan Bichara

Notícia

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, participa, nesta quarta-feira (30), da sessão solene de homenagem ao escritor, acadêmico e ex-governador do Estado Ivan Bichara Sobreira pelo transcurso do centenário de seu nascimento. O evento, às 17h, será realizado no auditório Celso Furtado da Academia Paraibana de Leitras (APL), no Centro, em João Pessoa.

 

Na oportunidade, será proferido discurso ao homenageado pelo acadêmico Hildeberto Barbosa Filho e, em nome da família, agradecerá as reverências da APL ao seu imortal acadêmico, Anna Maria Monteiro Bichara, neta do escritor.

 

Homenageado - Ivan Bichara Sobreira foi um político e escritor brasileiro. Filho de João Bichara e Hermenegilda Bichara Sobreira, começou seus estudos em Cajazeiras no Colégio Padre Rolim, e conclui no Liceu Paraibano, em João Pessoa. Formou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1945.

 

Após o término do curso, volta à Paraíba e advogou nas localidades de Guarabira, Sapé e João Pessoa, e conseguiu passar em concurso público para procurador. Em 1946 entra na política e é eleito deputado estadual por duas legislaturas e em 1955, consegue se eleger a deputado federal, sempre pela UDN. Ao fim de seu mandato de deputado federal fixa residência no Rio de Janeiro, onde ocupa vários cargos importantes.

 

Em 1974 é escolhido indiretamente para o governo do estado da Paraíba por intermédio do presidente Ernesto Geisel, do seu antecessor, o governador Ernâni Sátiro e do ex-ministro José Américo de Almeida. Permanece no cargo até 1978 quando afasta-se para candidatar-se a senador pela ARENA, não conseguindo se eleger. Assume o vice-governador Dorgival Terceiro Neto. Em 1979 é eleito Tarcísio Burity.

 

Ivan Bichara escreveu vários livros durante sua vida e foi diretor do jornal O Norte e A Imprensa. É fundador da cadeira número 6 da Academia Paraibana de Letras, tendo como patrono Aristides Lobo. Atualmente ocupada por Hidelberto Barbosa Filho.

 

Por Marcus Vinícius