Mais de 130 servidores do Fórum Cível da Comarca da Capital vão participar do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento das Técnicas de Utilização do Sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe). As aulas ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 7h às 11h, na Escola Superior da Magistratura (Esma). A formação será ministrada pela instituição de ensino em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Judiciário estadual.
A capacitação ocorrerá em virtude da substituição da versão 1.0 do PJe pela versão 2.0, que entrará em funcionamento partir do dia 20 de dezembro deste ano, bem como objetiva melhorar os serviços jurisdicionais
Os alunos foram distribuídos em três turmas, sendo 44 na primeira e na segunda, e 50 na terceira turma. A Gerência de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (GEFAS) informa que os servidores da Central de Mandados (CEMAN) farão a capacitação em outra data a ser agendada. Já os alunos do curso de Gestão Cartorária deverão comparecer ao treinamento, conforme os termos da Portaria n. 008/2018.
Conforme a programação, no módulo básico serão abordados os seguintes conteúdos: acesso ao sistema, conhecendo o ambiente, agrupadores, aba expedientes, caixas e processo. No módulo intermediário: abrir tarefas, operações de audiência, preparar comunicação, prazos processuais e movimentar em lote e outras atividades.
no módulo avançado, serão apresentados como criar modelos de documentos, habilitar magistrado na unidade, habilitar e dar visibilidade de processo a juiz substituto (suspeição ou impedimento), habilitar servidor em unidade, custas on-line e novidades e melhorias no PJe.
A certificação e as anotações de praxe nos assentamentos individuais do servidor serão providenciadas pela GEFAS, até 15 dias do término do evento. Abaixo segue a relação das turmas e os nomes dos servidores aptos a participarem do curso.
Por Marcus Vinícius