Corpus Christi e São João: Esma não terá expediente nos dias 21 e 24 deste mês

Notícia

Nesta sexta (21) e na próxima segunda-feira (24), não haverá expediente nas unidades da Escola Superior da Magistratura (ESMA), em João Pessoa e Campina Grande, em virtude da transferência do ponto facultativo relativo à comemoração de Corpus Christi e dos festejos junino do São João. As atividades administrativa e acadêmica desta quinta-feira (20), será realizada das 7h às 14h, e o expediente volta à normalidade na terça-feira (25), a partir das 7h.

 

A instituição de ensino atende, assim, determinação da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, conforme o Ato nº 47/2019, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, do dia 17 deste mês.

 

Com não haverá expediente, ficam suspensas as aulas do Curso de Preparação à Magistratura (CPM), nas duas unidades, e o acesso à Biblioteca da ESMA, na Capital.

 

Significado - Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

 

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

 

Origem da Festa Junina - Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

 

Por Marcus Vinícius