1.357 servidores participaram de cursos em EaD promovidos pela Esma neste ano

Notícia

Ao longo deste ano, 1.357 servidores do Judiciário estadual já participaram de formações promovidas pela Escola Superior da Magistratura (Esma), na modalidade de ensino a distância (EaD). Os cursos disponibilizados pela instituição de ensino foram Atualização em Gramática da Língua Portuguesa, Aprendendo a trabalhar com o BrOffice Writer, Avaliação de Bens Móveis e Imóveis, Atendimento ao Público com Qualidade e Introdução ao Direito Constitucional. Essas capacitações fazem parte do programa de aperfeiçoamento continuado da Gerência de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Gefas), para fins de promoção funcional.

 

Para o diretor da Esma, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, preparar o servidor inserindo-o no mundo da qualificação é assegurar o crescimento pessoal e a melhoria da qualidade dos serviços públicos postos à disposição da sociedade. “O curso em EaD tem essa facilidade, de proporcionar a todos os servidores de 1º e 2º Graus a fazer a capacitação, sem precisar se deslocar de seu local de trabalho e das suas funções, bem como não trará nenhum prejuízo aos jurisdicionados”, disse.

 

A Atualização em Gramática da Língua Portuguesa buscou instrumentalizar o aluno para que ele pudesse desenvolver a capacidade de se comunicar verbalmente e por escrito, de forma a suprir todas as suas necessidades individuais, atendendo, assim, às exigências da vida acadêmica e profissional.

 

O curso em BrOffice visou capacitar servidores para o uso adequado do BrOffice Writer, um software livre para edição de textos adotado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. No aperfeiçoamento, os inscritos trabalharam com textos e tabelas, além de outras funcionalidades da ferramenta.

 

Específico para oficiais de Justiça, a formação em Avaliação de Bens Móveis e Imóveis foi divida em três módulos: Conceitos Fundamentais e Legais em Avaliação, Legislação e Normas Brasileiras e Avaliação. O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), Benedito Fônseca, ressaltou que o curso era uma solicitação da entidade e foi atendida pela direção da Esma e colocada em prática. “A categoria teve um grande reforço na sua qualificação. Com isso, ganhou a sociedade que terá pessoas preparadas para o exercício do seu mister”, afirmou.

 

A formação de Introdução ao Direito Constitucional visou promover a atualização geral nos conhecimentos relacionados à Teoria Geral do Direito Constitucional. Os alunos assistirão aulas sobre Noções Introdutórias, Conceito de Constituição, Hermenêutica e Normas Constitucionais, Classificação das Constituições, Hermenêutica Constitucional e Aplicabilidades das Normas Constitucionais.

 

O objetivo do Curso de Atendimento ao Público com Qualidade, que ocorre até o dia 29 deste mês, é promover uma reflexão acerca da instituição e de seus servidores: quem são seus clientes/usuários, quais as necessidades destes e o papel do servidor no atendimento das demandas em questão.

 

A capacitação está sendo realizada através do compartilhamento de cursos entre o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (Ceajud/CNJ) e é dividida em três módulos. O primeiro abordará o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais no trabalho. O Módulo 2 vai trabalhar o tema ‘Ética e serviço público’. O último buscará focar no atendimento ao público com qualidade, com ênfase no cidadão em primeiro lugar.

 

Por Marcus Vinícius/Ascom-TJPB