Ano letivo do CPM com Residência Judicial inicia nesta segunda-feira (17)

O ano letivo do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial (Especialização Lato Sensu em Prática Judicante), turma 2020.1, inicia, nesta segunda-feira (17) às 18h30, na unidade de ensino de João Pessoa, no Bairro do Altiplano, e na terça-feira (18) na unidade de Campina Grande, no 4º andar do Fórum Affonso Campos. A formação é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma) em convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 720 horas/aula, sendo composto por dois módulos: Estudos Preparatórios e Prática Jurisdicional Tutelada. O primeiro, se refere à oferta de conteúdos de caráter profissionalizante e fundamental, com fim de estabelecer relações entre a teoria e a prática, bem como desenvolver competências relacionadas aos temas estruturantes das atividades judiciais. Já o segundo módulo corresponderá a 360 horas de aprendizagem profissional em ambiente forense, baseadas na prática de atos próprios de função judicante, que deverão ser cumpridas, no máximo, em 100 dias úteis.

No primeiro semestre, serão ministradas aulas teóricas e, no segundo, os alunos/bacharéis farão a Residência Judicial nos gabinetes dos magistrados preceptores da Região Metropolitana de João Pessoa e circunvizinhas de Campina Grande, além dos gabinetes dos desembargadores.

  

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB