Esma e TJPB promovem webinário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Notícia

A mulher e o novo normal: desafios e estratégias”. Com esse webinário, a ser realizado no dia 9 de março, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a Escola Superior da Magistratura (Esma) marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Para participar do evento, que acontecerá às 17h, os interessados deverão se inscrever de 5 a 8, no site do TJPB e da Esma.

O evento ocorrerá em ambiente virtual, na plataforma Zoom e no Yutube para servidores, magistrados e público em geral. Será uma roda de diálogo com a mediação da jornalista Daniela Lins e participação das seguintes mulheres: desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente do TJPB, Carmem Benevides, presidente da Associação das Esposas de Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP), Renata Gregório, gerente de Estatística do TJPB, juíza Lua Maia - titular da 8ª Vara Cível de Campina Grande, juíza Micheline Jatobá - titular da Vara de Entorpecentes da Capital, psicóloga Clarissa Paranhos Guedes - analista judiciária de Campina Grande, Silvia Rayanna Rodrigues Freitas - assessora de gabinete de Princesa Isabel, Maria Marlene de Abrantes Alves - analista judiciária de Sousa e a professora adjunta Ludimila Cerqueira Correia - da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Loucura e Cidadania.

Nesse webinário, haverá a oportunidade de dialogar com magistradas e servidoras das diversas áreas de atuação do Poder Judiciário paraibano. Serão tratados temas sobre como elas enfrentaram o novo modelo de trabalho imposto pela pandemia mundial causada pelo Covid-19, quais as estratégias que elas utilizaram, quais os desafios e quais foram os avanços desde o início desse novo modelo.

De acordo com a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJPB e organizadora do evento, a pandemia aumentou ainda mais as desigualdades e as violências sofridas pelas mulheres, impondo um ‘novo normal’, onde elas passaram a encarar a realidade de ter que conciliar, em tempo integral, trabalho, atividades domésticas e cuidados com os filhos em um único espaço, dentro do lar.

“Dessa forma, as mulheres tiveram que se reinventar e traçar estratégias para dar conta dos vários papéis que desempenham no cotidiano” observou a magistrada. 

Por isso, serão discutidas as experiências dessas mulheres trabalhadoras que tiveram que se reinventar e traçar estratégias para enfrentar o ‘novo normal’. “Compartilhar essas experiências é importante para que possamos dar as mãos e enfrentarmos, juntas, os desafios que se apresentam no novo contexto de trabalho, familiar e social para a mulher”, afirmou Graziela Queiroga.

O webinário terá uma certificação de duas horas pela Esma, e servirá para progressão funcional para os servidores e servidoras.

Link para inscrições:

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB