Esma vai completar 38 anos de fundação com palestra na próxima sexta-feira (24)

Na próxima sexta-feira (24), a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai comemorar os seus 38 anos de fundação. Na ocasião, em comemoração à data alusiva, a Desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcanti, ministrará palestra com o tema “Uma história de disseminação do saber jurídico’. A temática será transmitida pela plataforma Zoom e pelo canal da Esma-PB no YouTube, de forma simultânea.

As inscrições são realizadas, exclusivamente, pela internet por meio do link https://forms.gle/KQzBPTvDAhR4DRNa6. Após a conclusão da inscrição, será enviado o link de acesso do Zoom ao e-mail cadastrado.

"Estamos sobremodo honrados com o atendimento ao convite da palestra da Desembargadora Fátima Bezerra, que além de ter dirigido a Escola, realizou uma delicada pesquisa sobre a história de nossa instituição, que deve ser lembrada permanente com vistas a guiar os caminhos dos que chegam.", destacou o Desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Escola, ao convidar a palestrante para expor o tema no webinário.

A Esma, que é o braço acadêmico do TJPB e uma das escolas mais antiga do país, foi criada pela Resolução nº 05/1983 do Poder Judiciário estadual, de 21 de setembro de 83, e publicada no Diário da Justiça de 25 de setembro do mesmo ano. 

A instituição nasceu sob os ideais do Desembargador Almir Carneiro da Fonseca, com o objetivo de propiciar meios para a formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização de magistrados e bacharéis em Direito. A Escola doutrina e prepara, tecnicamente, os alunos para o ingresso na magistratura, além de oferecer aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual aprimoramento funcional, de forma a ampliar com eficácia a prestação jurisdicional.

Por Marcus Vinícius