Servidores podem se inscrever no Curso ‘Habilitação para o Porte de Arma Institucional’

Notícia

Servidores do Poder Judiciário estadual que se encontram exercendo funções de segurança poderão participar do Curso ‘Habilitação para o Porte de Arma Institucional’. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (15), e a formação ocorrerá nos dias 23 e 30 (sábado) deste mês de forma presencial.

A Escola Superior da Magistratura (Esma) disponibilizou 26 vagas para o curso, e os interessados deverão preencher o formulário, exclusivamente, pela internet por meio do link https://forms.gle/1PNJs5TABLnNqund8. Após o término das inscrições, será publicada a lista homologada dos inscritos no portal da Esma. O critério de seleção é a ordem de inscrição.

As aulas ocorrerão no Quartel do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa, das 8h às 12h e das 13h às 17h. a formação terá uma carga horária de 16 horas/aula.

O objetivo geral desse plano de formação continuada é capacitar, de forma padronizada, os servidores em funções de segurança para portarem arma de fogo, de forma técnica e segura, escorada na doutrina em vigor, sobretudo, diante de um possível emprego do armamento. 

De forma específica, o curso busca conhecer as características, o exame, o funcionamento, o manejo e a manutenção do armamento; manusear armas de fogo de forma segura; executar as técnicas e fundamentos do tiro; desenvolver a proficiência e precisão com a arma de fogo; e adquirir conhecimentos sobre munições e balística. 

Ainda faz parte do conteúdo: debater as teorias e técnicas de emprego moderado da força e da arma de fogo, de acordo com legislação vigente; apresentar as medidas de segurança e normas relacionadas ao porte de arma institucional; discutir a utilização da arma de fogo, durante a atividade de Segurança Institucional; e conhecer etiqueta social, com foco na atividade de segurança.

Por Marcus Vinícius