Esma e Gevid promovem webinário voltado à saúde do homem

Notícia
Saúde do Homem

Com o tema ‘Saúde do Homem: uma visão holística’, a Escola Superior da Magistratura (Esma) e a Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba promoveram mais uma edição do Webinário Saúde Mental – Ciclo IV. O evento, na manhã desta quinta-feira (2), contou com a participação de mais de 100 inscritos e foi transmitido, de forma remota, pela plataforma Zoom e também pelo canal da Esma no YouTube.

A temática foi ministrada pela médica Januária de Queiroz Cavalcanti Ferreira Porto e pelo psicólogo e ex-juiz de Direito do TJPB, Fabiano Moura de Moura. Quem não pode assistir o webinário ao vivo, o vídeo está disponível no YouTube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=j1ES-xy3rbo.

O evento foi aberto e mediado pelo juiz Fabrício Meira Macedo, coordenador Acadêmico de Ensino a Distância (EaD) da Esma, que ressaltou que a ação foi voltada à conscientização da população masculina sobre a importância de cuidar da saúde, não só física como também mental. “Terminamos o mês de novembro, em que há um marco no combate ao câncer de próstata”, disse o coordenador acadêmico, acrescentando que, de 2017 a 2021 no Estado da Paraíba, ocorreram 3.882 óbitos causados por câncer, sendo que 1.518 são relacionados diretamente ao câncer de próstata.

O psicólogo Fabiano de Moura iniciou a temática destacando que à Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua saúde como sendo um estado completo de bem-estar bio-psico-social-espiritual, ou seja, é uma conjugação que precisa ser considerada para o bem-estar de uma pessoa.

Fabiano de Moura falou, ainda, sobre ansiedade, sono, vulnerabilidade, alimentação, atividade física, lazer, depressão, relacionamento e espiritualidade, além dessa nova dinâmica no ambiente de trabalho por meio das atividades remotas. “Pessoas que querem ter o controle de tudo, sofrem muito porque nem tudo estar sob o controle da gente, ou seja, a gente precisa dar margem para vulnerabilidade das coisas”, disse o conferencista.

Ao finalizar sua explanação, Fabiano falou que para termos uma vida plena é necessário três pilares: mente, corpo e espirito sãos. 

Em seguida, a médica Januária Porto afirmou, neste mesmo ponto, que o ser humano é constituído de corpo, mente, alma e emoção. “Precisamos cuidar da nossa saúde, não somos robôs artificiais, temos emoções.”, observou Januária. Ela falou da Campanha ‘Novembro Azul’, que tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ao apresentar número do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde, a palestrante destacou que, para este ano no país, serão diagnosticados 65 mil novos casos de câncer, sendo que 29% entre a população masculina estão relacionados ao câncer de próstata. Outro ponto destacado pela palestrante é que homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

O evento foi encerrado com perguntas enviadas pelos inscritos aos conferencistas.

Por Marcus Vinícius