Juízes e servidores do TJ e de outros tribunais participam do Curso Formação de Formadores

Notícia

Com o propósito de que o processo educativo remoto encurta as distâncias e permite uma maior integração entre as escolas judiciárias e os tribunais de Justiça, foi aberto na última quarta-feira (16) o Curso 'Formação de Formadores (FOFO) – NI – Módulo I', na modalidade remota. O diretor adjunto da Escola Superior da Magistratura (Esma), juiz Antônio Silveira Neto, fez a abertura do primeiro dia de aula.

Durante os próximos dias, 40 cursistas do Poder Judiciário estadual e de outros tribunais de Justiça vão participar da formação, que é promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O curso tem como tutoras as professoras Liliane Campos Machado e Rosângela Maria Evangelista de Melo, com carga horária de 30 horas/aula.

Na abertura, o juiz Antônio Silveira desejou ao participantes que, os mesmos, possam aproveitar bastante o treinamento. “No meu modo de ver, esse curso é revolucionário para qualquer professor. Já tive a oportunidade de participar de todos os FOFOS promovidos pela Enfam e minha atuação como docente mudou totalmente após esses cursos.”, disse o diretor adjunto da Esma.

Também presente, o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Germano Ramalho, ressaltou que é de grande significação esse momento, não só para a Esma como para outros tribunais e outras escolas da Magistratura, que passarão a ter ao final do curso, um qualificado quadro de docente ou de profissionais da magistratura e da área da administração judiciária, engrandecendo as formações nas suas mais variadas classificações.

Durante a apresentação dos alunos, há depoimentos importantes de magistrados, como os juízes federais Ivanir César Ireno Júnior, de Minas Gerais, e José Gomes de Araújo Filho, do estado do Pará. A formação vai abordar os seguintes conteúdos: Formação de magistrado – finalidade; diretrizes da Enfam para a formação de magistrado; à docência no contexto da magistratura; alternativas de organização do processo educativo rumo ao aprendizado ativo e significativo – O Ensinar e o Aprender e o Sorriso de Monalisa parte I e II; e Especificidade do ensino aprendizagem, além de outros temas. 

Magistrados que compõem o quadro docente da Esma, como: Fabricio Meira Macêdo, Agamenilde Dias Arruda e Edivan Rodrigues Alexandre também estão participando do curso, ou seja, se qualificando cada vez mais para o processo de ensino e aprendizagem nas várias modalidades de cursos.

Os alunos que estão participando do FOFO são das Comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Sousa, Cabedelo, Pocinhos, Caaporã, Monteiro, Coremas e São João do Rio do Peixe, além dos Estados de Pernambuco, Rondônia, Ceará, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Por Marcus Vinícius