As aulas do Curso Oficial de Formação Inicial para os magistrados nomeados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual terão início no dia 9 de maio. A formação será realizada na Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, e o Diretor da instituição de ensino, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, acompanhado de membros da Comissão do Curso visitou o local das aulas, que ocorrerão de forma presencial.
Os novos magistrados que vão participar do curso são os seguintes: Juliana Accioly de Melo Costa, Roberto César Lemos de Sá Cruz, Sávio José Amorim Santos, Macário Oliveira Júnior, Osmar Caetano Xavier e Mário Guilherme Leite Moura.
Durante a visitação, o Desembargador Ricardo Vital destacou o papel da Esma, ao longo dos seus 38 anos de fundação, no processo de formação inicial dos novos juízes do Judiciário estadual. “A Esma no desempenho leal e histórico do seu dever institucional na busca da concretização ao melhor à sociedade paraibana nela a cada um e todos nós como jurisdicionados”, disse.
A juíza Silmary Alves Queiroga Vita, que é integrante da comissão e coordenadora Acadêmica de Formação Inicial e Continuada de Magistrados), informou que o curso terá uma duração de três meses e servirá como forma de adaptação no início do exercício das atividades judicantes dos juízes. Ainda segundo a magistrada, o encontro serviu para apresentar ao Desembargador Ricardo Vital as mudanças estruturais na sala de aula do curso e também quanto o projeto para fins de operacionalização na acolhida aos novos magistrados.
“A partir do dia 2 de maio, os novos magistrados farão a formação nacional por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados”, ressaltou Silmary Vita, acrescentando que, o curso segue todos requisitos estabelecidos pela Enfam, com disciplina tanto de ordem teórica e prática, deixando, assim, os juízes preparados para assumiram suas comarcas tendo uma noção real de todas as atividades que terão de enfrentar e desempenhar no exercício da magistratura.
Ainda estiveram presentes, o juiz adjunto da Esma e coordenador da Comissão do Curso, Antônio Silveira Neto, e o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Germano Ramalho.
Por Marcus Vinícius