Curso de formação inicial dos novos juízes terá início no dia 9, e Diretor da Esma visita local das aulas

Notícia
Curso

As aulas do Curso Oficial de Formação Inicial para os magistrados nomeados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual terão início no dia 9 de maio. A formação será realizada na Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, e o Diretor da instituição de ensino, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, acompanhado de membros da Comissão do Curso visitou o local das aulas, que ocorrerão de forma presencial.

Os novos magistrados que vão participar do curso são os seguintes: Juliana Accioly de Melo Costa, Roberto César Lemos de Sá Cruz, Sávio José Amorim Santos, Macário Oliveira Júnior, Osmar Caetano Xavier e Mário Guilherme Leite Moura.

Durante a visitação, o Desembargador Ricardo Vital destacou o papel da Esma, ao longo dos seus 38 anos de fundação, no processo de formação inicial dos novos juízes do Judiciário estadual. “A Esma no desempenho leal e histórico do seu dever institucional na busca da concretização ao melhor à sociedade paraibana nela a cada um e todos nós como jurisdicionados”, disse.

A juíza Silmary Alves Queiroga Vita, que é integrante da comissão e coordenadora Acadêmica de Formação Inicial e Continuada de Magistrados), informou que o curso terá uma duração de três meses e servirá como forma de adaptação no início do exercício das atividades judicantes dos juízes. Ainda segundo a magistrada, o encontro serviu para apresentar ao Desembargador Ricardo Vital as mudanças estruturais na sala de aula do curso e também quanto o projeto para fins de operacionalização na acolhida aos novos magistrados.

“A partir do dia 2 de maio, os novos magistrados farão a formação nacional por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados”, ressaltou Silmary Vita, acrescentando que, o curso segue todos requisitos estabelecidos pela Enfam, com disciplina tanto de ordem teórica e prática, deixando, assim, os juízes preparados para assumiram suas comarcas tendo uma noção real de todas as atividades que terão de enfrentar e desempenhar no exercício da magistratura.

Ainda estiveram presentes, o juiz adjunto da Esma e coordenador da Comissão do Curso, Antônio Silveira Neto, e o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Germano Ramalho.

Por Marcus Vinícius