Esma divulga os cursos programados para o mês de junho, e as aulas ocorrerão virtualmente

Notícia
Progração de Cursos de Junho 2022

Neste mês de junho, a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover mais três cursos voltados aos magistrados, servidores e assessores do Poder Judiciário estadual, na modalidade ensino a distância (EaD). Essas formações buscam o aperfeiçoamento e a qualificação desses profissionais.

Os cursos disponibilizados pela Esma, por meio da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, são os seguintes: Enfretamento à Violência Doméstica: O papel do Poder Judiciário – Turma II, PJe 2.2: Aplicação de funcionalidades e rotinas para e Língua Brasileira de Sinais (Libras III). 

Os interessados podem consultar toda programação das formações disponibilizada no portal da Escola (https://esma.tjpb.jus.br/) no banner ‘Cursos do Mês’. No banner, constará informações como período de inscrições e o período das aulas, público-alvo, critérios de seleção, carga horária, link para inscrição, tutor, ementa e plataforma de aulas, entre outras.

Progressão - Com base na Resolução nº 17/2014 do Tribunal de Justiça da Paraíba, artigo 7º, os cursos ofertados pela Esma vêm possibilitando aos servidores do 1º e 2º Graus do Poder Judiciário Estadual que os mesmos possam se desenvolver em suas respectivas carreiras, por meio da promoção funcional. 

De acordo com o que estabelece a referida resolução, a participação dos servidores nos cursos é necessária nos casos de promoção funcional, quando estão posicionados nas classes/padrões A-V, B-V e C-V. Nesses casos, são necessárias 180 horas/aula de cursos para aqueles que ocupam o cargo efetivo de analista judiciário; 120 horas/aulas para os técnicos judiciários e oficiais de justiça; e, por último, 90 horas/aula para os auxiliares judiciários.

Por Marcus Vinícius