Trinta e nove servidores, entre assistentes sociais, psicólogos (as) e pedagogas que atuam nas equipes interprofissionais do Tribunal de Justiça da Paraíba, vão participar de 25 de julho a 4 de setembro do Curso ‘Conceitos teóricos e elementos técnicos-operativos para intervenção interdisciplinar nos processos de Família’. As capacitações ocorrerão na modalidade de ensino a distância (EaD) e o critério de seleção foi a ordem de inscrição.
A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento, da Escola Superior da Magistratura (Esma), divulgou, nessa quinta-feira (21), à relação das inscrições homologadas. O curso será ministrado pelas tutoras Sâmia Lacerda Chaves Fernandes (assistente social), Ana Paula Villar Galo (pedagoga) e Analicia Martins de Sousa (psicóloga).
Na formação serão abordados os seguintes temas: transformações do mundo das famílias; parentalidade; conjugalidade; litígio conjugal; síndrome da alienação parental e a Lei n.12.318/2010; alegações de abuso sexual infantil, guarda parental e suas modalidades: aspectos gerais e desafios; interface da guarda legal com o avocentrismo (litigiosidade nas varas de famílias e sucessões); ações de alimentos avoengos, curatela, regulamentação de visitas; normativos CNJ; aspecto técnico-operativos; e documentos técnicos: Relatório, laudo e parecer.
Qualquer candidato dessa lista de inscrição homologada poderá desistir de participar do curso obrigando-se para tanto comunicar a Esma (geacd@tjpb.jus.br), em até 48h antes do início do curso, oportunizando que outro colega na lista de espera possa ser chamado. As desistências e abandonos posteriores após este prazo deverão ser justificados com documento comprobatório no prazo de até 5 (cinco) dias após o início do curso, sob pena de aplicação de sanção administrativa, conforme Instrução Normativa nº 02/2021.
Por Marcus Vinícius