Mais de 14 mil inscrições foram realizadas para os webinários promovidos pela Esma no biênio 2021/2022

Notícia
Realizações da ESMA em 2021

Nos últimos dois anos, 14.404 inscrições foram realizadas em 58 webinários promovidos pela Escola Superior da Magistratura (Esma), com temas em diversas áreas do direito, saúde, segurança, educação, gestão pública judiciária, psicologia e tecnologia da informação. De acordo com dados da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, em 2021, ocorrem 37 eventos, e no ano passado, foram outros 21 webinários. 

Idealizada pelo Desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, a iniciativa é realizada através de um formato dinâmico onde magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual e o público em geral podem assistir as temáticas e interagir com os palestrantes em tempo real. Os eventos são transmitidos pelo canal da Esma nas plataformas do YouTube e do Zoom, e cada tema tem em média duas horas de duração. Além disso, parte desses temas estão disponíveis, de forma gratuita, aos interessados no canal da Esma no YouTube.

Para o gerente Acadêmico da Esma, professor Germano Ramalho, os números indicam a grandiosidade desta nova variante de ensino proporcionada pela pandemia. “As escolas de ensino superior através de suas equipes criativas e inteligentes buscaram soluções para que o processo de ensino e aprendizagem tivesse continuidade e, neste caso, utilizando a internet como grande ferramento para o processo educativo”, disse o docente.

Germano Ramalho afirmou, ainda, que a Esma não poderia ficar de fora dessa realidade. “Foi agindo neste sentido que, desde fevereiro de 2021, implantamos as aulas remotas, aliando esse trabalho ao sistema de EAD, formando o que se passou a denominar de sistema híbrido e assim alcançamos sempre públicos recordes em todos os modelos de ensino e de aprendizagem que implantamos”, destacou o gerente.

Os webinários disponibilizados aos participantes foram os seguintes, em 2021: ‘Novas Tecnologias no Judiciário’, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec); Os Oficiais de Justiça e as novas estratégias de trabalho em tempos de pandemia; Impacto da Pandemia na Jurisdição; Pandemia, uma realidade não esperada; e Racismo em Debate: Questões Raciais e Poder Judiciário, além de outros.

Em 2022, a Esma deu continuidade aos webinários com destaque para temas como: Violência de Gênero no âmbito Universitário e Judicial; Tutela Jurídica dos Animais; Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário - Ciclo I; O CNJ e as Políticas de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação; Síndrome de Burnout: sinais, tratamento e prevenção; Ciclo sobre Uso Terapêutico dos Canabinoides: questões científicas e jurídicas e a Crise Climática e o regime Jurídico Internacional.

Por Marcus Vinícius