Tem início nesta quarta-feira (19), a partir das 8h, na Escola Superior da Magistratura (Esma), o Ciclo de Formação de Laboratoristas, capacitação do Programa i-Nova Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba, que envolverá magistrados(as) e servidores(as). A formação acontecerá nos dois turnos (manhã e tarde) e segue até a sexta-feira (21). Haverá certificação com 100% de frequência, a carga horária é de 24 horas/aula e, ao final do curso, ocorrerá uma Avaliação de Reação.
Inovação do PJ: Design Thinking; Metodologias Ágeis de Gestão e Cultura da Prototipação no Judiciário são os tópicos do Ciclo de Formação de Laboratoristas, de acordo com a programação.
O coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados do TJPB, juiz Jeremias Melo (subcoordenador do Centro de Inovação do Tribunal de Justiça), explicou que os objetivos são apresentar aos participantes os aspectos teóricos e práticos sobre gestão da inovação no Poder Judiciário, a abordagem do Design Thinking aplicado ao judiciário paraibano e a Introdução à Prototipagem: conectando expectativa e realidade nos processos inovadores para o setor público.
“Construir um mapa de oportunidades de inovação a partir de problemáticas identificadas pelos integrantes da formação, realizar pesquisa com usuários e atores diretos e indiretos relacionados aos desafios estratégicos de gestão da inovação, produzir um ciclo de ideação para consolidação das problemáticas e desafios levantados durante a ação formativa e construir protótipos a partir das ideias geradas durante a ação formativa”, são justificativas para a execução do Círculo de Formação de Laboratoristas, destacou o juiz Jeremias Melo.
Por Lila Santos