Esma inicia processo de internacionalização apoiando congresso da Universidade de Salamanca

Notícia
.

A Escola Superior da Magistratura (Esma), braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba no Estado, iniciou o seu processo de internacionalização, apoiando como uma das instituições parceiras o XXVI Congresso Semipresencial e Internacional de História dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento será realizado no período de 20 a 22 de novembro, de modo presencial e remota. A iniciativa também conta com o apoio da Unesco e de outras instituições internacionais.

Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual podem se inscrever para participarem do congresso internacional através do link https://forms.gle/YA5aqdPS1vew134d9

“A globalização das atividades acadêmicas, nelas obviamente incluídas as Escolas do Poder Judiciário, são uma realidade crescente também no Brasil, onde os passos do progresso científico na educação devem aliar-se ao comando desse chamado internacional. A Esma inicia essa caminhada formal, preambularmente junto à prestigiosa Universidade de Salamanca, como um anúncio a outros mais no porvir”, destacou o diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital de Almeida, ao ressaltar a importância da instituição paraibana como apoiadora do congresso.

Neste mesmo sentido, o professor Flávio Romero, gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, enfatizou que a indicação da Escola da Magistratura como instituição apoiadora de um congresso internacional, caracteriza-se como mais uma ação pioneira da atual gestão, conduzida pelo desembargador Ricardo Vital.

“A inserção da Esma, num congresso internacional da prestigiada Universidade de Salamanca, é um fato que deve ser destacado”, disse o gerente Acadêmico, que vai atuar ao lado da professora Esther Martínez Quinteiro como coordenador do Grupo de Trabalho 1: ‘Derechos Humanos, Contemporaneidad y Ciudadanía Plural.

Em outro ponto, Flávio Romero observou que o evento se constitui como uma primeira oportunidade de imersão dos magistrados(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba que ingressaram em programas de doutorado na Universidade de Salamanca. “Sem dúvidas, serão positivamente impactados(as) com a experiência de  viver o cotidiano universitário da cidade de Salamanca que, indubitavelmente, é um museu à céu aberto”, destacou.

A Universidade de Salamanca é a instituição de ensino superior mais antiga da Espanha e a quarta fundada na Europa. Com mais de 800 anos de existência, a instituição ocupa posição de realce entre as mais sólidas universidades do Continente Europeu e do mundo. “A Esma inicia muito bem o seu processo de internacionalização”, afirmou Flávio Romero.

Por Marcus Vinícius