Desembargador Ricardo Vital é eleito vice-presidente da Diretoria Executiva do COPEDEM

Notícia
.

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, foi eleito vice-presidente - Diretor Administrativo - do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), para os próximos dois anos. A eleição ocorreu de forma híbrida, na manhã de quinta-feira (23), no auditório da Escola Paulista da Magistratura (EPM), na cidade de São Paulo.

“A eleição para a vice-presidência - Diretor Administrativo - do COPEDEM, além de efetivamente honrosa, apresenta-se como outra oportunidade de indiscutível relevância a poder melhor, e mais, permanecer a servir ao Poder Judiciário nacional e à academia no âmbito das Escolas de formação e aperfeiçoamento de conhecimentos”, disse o desembargador Ricardo Vital. 

Durante o pleito, foram eleitos também os demais membros da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal do Colégio. O desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, é o presidente do Copedem. A Diretoria Executiva do Colégio é composta ainda pelo vice-diretor Acadêmico de Cursos e Convênios Internacionais, desembargador Renato Luiz Dresch; diretor financeiro,  desembargador Ramon Nogueira; vice-diretora financeira, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; 1º secretário, desembargador Arnoldo Camanho de Assis, e 2º secretário, desembargador Rommel Araújo. 

Ainda em São Paulo, acompanhado do gerente Administrativo e Financeiro da Esma, Fernando Antério Fernandes, o diretor da Esma participa do Seminário ‘Geração IA – Seguranças Cibernética e Jurídica para o Desenvolvimento Socioeconômico’. O evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, é promovido pelo COPEDEM e pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com o apoio da EPM, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Academia Paulista dos Magistrados (APM) e da Universidade de São Paulo (USP). 

O objetivo é discutir as implicações e o potencial de transformação da inteligência artificial no Brasil e no mundo, desenvolver estratégias para enfrentar os desafios sociais no Brasil e buscar soluções. O evento terá a participação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrados, advogados, professores e especialistas de diversas áreas de atuação. 

No primeiro dia, a programação contará com três painéis: ‘Desafios e oportunidades’, ‘Impacto social com as novas tecnologias’ e ‘Cidades inteligentes’. No último dia, os debates começarão às 9h30 e continuarão durante todo o dia, com cinco painéis: ‘Ataques cibernéticos: uma ameaça no mundo digital’, ‘Desenvolvimento sustentável’, ‘Regulação’, ‘Segurança e inovações’ e ‘IA e meio ambiente’.

Por Marcus Vinícius
 

.
.
.
.