No ano de 2023, a Escola Superior da Magistratura (Esma) ofertou 5.746 vagas em cursos a magistrados(as), servidores(as) e assessores(as) do Poder Judiciário estadual e, também, ao público em geral, que participaram de 82 ações educacionais. Os cursos, webinários e especializações, além de outras iniciativas, alcançou 6.352 inscrições realizadas.
O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero Guimarães, destacou que os números de vagas ofertadas refletem o ingente esforço da gestão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, no sentido de ampliar as oportunidades de acesso às diversas atividades educacionais promovidas pela Escola.
Já nos dois primeiros meses deste ano, 221 pessoas se inscreveram para as vagas dos Cursos: Aprendizagem Organizacional, Gestão de Tempo e Produtividade; Libras – Língua Brasileira de Sinais’; Movimentação Processual para o 2º Grau; Escrita Jurídica com o ChatGPT para assessores e servidores; Julgar com perspectiva de gênero: Direitos Humanos, Raça, Etnias e Interseccionalidades; e Noções práticas para assessores com atuação criminal.
Nesta sexta-feira (23), a Esma realiza, de modo presencial, o Curso ‘Movimentação Processual para o 2º Grau’ voltado aos magistrados(as) e servidores(as). As aulas serão realizadas na própria sede da Esma, em João Pessoa. O juiz Anderley Ferreira Marques é o tutor da formação.
Por Marcus Vinícius