Inscrições abertas para o Webinário ‘Enfrentamento à violência doméstica: o papel do sistema de Justiça’

Notícia
.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover o Webinário ‘Enfrentamento à violência doméstica: o papel do sistema de Justiça’. O evento será realizado na próxima sexta-feira (8), das 10h às 12h, e as inscrições para magistrados(as), servidores(as) e o público em geral estão abertas através do link https://forms.gle/qZCxd7NDtNyzcXZFA

O webinário é promovido pela Esma em parceria com a Coordenadoria da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba. O evento será transmitido pelo canal da Esma via plataforma do YouTube.

A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, ressaltou que o comemorar o Dia Internacional da Mulher ouvindo mulheres que fazem parte dessa transformação social é oportuno e necessário. A magistrada destacou, quanto ao tema, que a igualdade de gênero somente será alcançada quando ocorrer uma convivência social plural e pacífica.

“O sistema de justiça tem um papel primordial para fomentar esse equilíbrio e o enfrentamento à violência doméstica ainda é um dos grandes desafios em que uma atuação célere, eficiente e justa torna-se imprescindível”, disse a juíza Antonieta Nóbrega. 

O tema será ministrado pela juíza auxiliar da 1ª Vara de Cabedelo, Graziela Queiroga Gadelha de Souza, pela promotora de Justiça de Defesa da Mulher de João Pessoa, Rosane Maria Araújo e Oliveira, pela delegada de Polícia Civil, Maria Sileide de Azevedo, e pela doutora em Direito e presidente da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Campina Grande, Adriana Torres. A juíza titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Sousa e coordenadora adjunta da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, Caroline Silvestrini Rocha, será a mediadora do webinário.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970.

Por Marcus Vinícius