‘Transformando a Justiça com linguagem simples: oficina de comunicação e escrita judicial simplificada’. Este é o curso que o juiz da 5ª Vara Mista de Sousa, Natan Figueredo Oliveira, vai ministrar para magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário estadual. A Escola Superior da Magistratura (Esma) está disponibilizando 80 vagas, sendo 20 por turma de acordo com a circunscrição.
As inscrições através do link https://forms.gle/8niMBHDPFoVxCxdq6. O critério de seleção para formação é a proximidade do período de promoção e a ordem de inscrição, e as aulas ocorrerão na modalidade presencial.
No período de 18 de março a 15 de abril, estão abertas as inscrições da Turma I. As aulas serão realizadas, no dia 25 (quinta-feira) de abril, no Fórum ‘Dr. José Mariz’ da Comarca de Sousa, das 8h às 18h. Para Turma II, em Guarabira, as inscrições devem ser promovidas até o dia 29 do próximo mês. O curso ocorrerá no dia 9 (quinta-feira) de maio, das 8h às 18h, no Fórum ‘Dr. Augusto Almeida’.
Em Campina Grande, Turma III, as aulas ocorrerão no dia 24 (sexta-feira) de maio, também das 8h às 18h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de maio. Já na sede da Esma na Capital, os participantes Turma IV assistirão às aulas no dia 7 (sexta-feira) de junho. As inscrições terminam no dia 27 de maio.
No curso, o juiz Natan Oliveira vai abordar os seguintes temas: Direito Administrativo e Constitucional. Administração da Justiça; Acesso à Justiça; Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples; Linguagem Jurídica Simplificada; Comunicação Eficaz no Âmbito Judicial; Princípios da Linguagem Simples; Base Teórica e Legal; Técnicas Práticas de Linguagem Simples; e Recursos Tecnológicos de Apoio.
Por Marcus Vinícius