‘Justiça acessível e inclusão da pessoa com autismo’ é o tema de webinário promovido pela Esma dia 26

Notícia
.

A Escola Superior do Tribunal de Justiça (Esma) vai promover, na próxima sexta-feira (26), das 10h às 12h, mais um webinário. Desta vez, a temática é ‘Justiça acessível e inclusão da pessoa com autismo’. As inscrições estão abertas para servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário estadual e o público em geral por meio do link https://forms.gle/FAkSwJW5tvLaUnuU8.

O webinário será ministrado pela juíza de Israela Pontes, especialista em Direito Civil e co-fundadora do Instituto Primeiro Olhar; do advogado Paulo da Luz, que é membro da Comissão de Defesa dos Autistas do Conselho Federal da OAB; e de Sinézio Alves Gomes Júnior, que é técnico judiciário do TJPB, mestre em Direito (Unipê) e pesquisador na área de Acesso à Justiça da Pessoa com Deficiência. A coordenadora pedagógica da Esma, Daiane Lins da Silva Firino, vai mediar o evento.

Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 2 de abril foi escolhido para promover a conscientização e o debate sobre o tema. O autismo, chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que se manifesta desde a infância. É um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Por Marcus Vinícius