Magistrados estão se capacitando na Esma no Curso ‘Escrita Jurídica com o ChatGPT’

Notícia
.

Nesta sexta-feira (5), desde as 8h até as 18h, magistrados e magistradas do Poder Judiciário estadual participam das aulas do Curso ‘Escrita Jurídica com o ChatGPT: Teoria e Prática - Turma 2’. A formação, de modo presencial, ocorre na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. As aulas serão ministradas, na ocasião, pelos tutores George Marmelstein Lima e Pedro Henrique de Araujo Rangel.

Para a juíza da 1ª Vara Mista de Cabedelo, Thana Michele Carneiro Rodrigues, é inegável o impacto da Inteligência Artificial (IA) também no universo jurídico. “Mesmo não se dispensando a figura do juiz com o seu sentir humano, temos  o uso do ChatGPT desmistificado neste curso oferecido pela Esma, que pode facilitar em muito o nosso trabalho, na medida em que captura informações sobre fatos, jurisprudências e sobre as próprias partes, além de nos auxiliar na confecção de minutas, o que traz economia de tempo e nos proporciona a entrega de uma jurisdição mais célere, eficiente e com maior grau de acerto”, disse a magistrada.

Neste mesmo sentido, a juíza-corregedora Maria Aparecida Sarmento Gadelha afirmou que a IA é o futuro não só da magistratura e do Poder Judiciário, como também de todas as profissões. “Então, de qualquer forma, todas as profissões vão ter um canal de otimização através da IA ou pelo menos a maior parte delas. Com relação à magistratura e ao Poder Judiciário é fundamental que nós saibamos utilizar essa ferramenta, para que ela realmente produza os resultados a que se propõe e dentro do nosso contexto, que é promover justiça com mais celeridade”, ressaltou a juíza corregedora.

Ainda de acordo com a juíza Aparecida Gadelha, a IA vai possibilitar que o(a) magistrado(a) possa entender e compreender para utilizar a ferramenta da maneira mais correta, ética, funcional e, também, mais eficiente possível.

No curso, serão abordados os seguintes temas: entendendo a mente do ChatGPT; usando o ChatGPT na atividade jurídica; escrevendo com o ChatGPT; e persuasão jurídica com o ChatGPT.

Já neste sábado (6), a partir das 8h, a formação continua, desta vez, para os magistrados e magistradas da Turma 3, que é formada por 40 inscritos.

Por Marcus Vinícius