O sucesso do I Congresso Internacional de Direito da Escola (Cidesma) continua produzindo frutos, prova desse resultado é que a Plataforma Espaço Digital está disponibilizando, por meio digital, a publicação de livros com artigos apresentados pelos(as) autores(as) nas comunicações orais ou nas salas de interação acadêmica durante o evento. As obras disponibilizadas são ‘Direito, Cidadania e Interseccionalidade’ e ‘Abordagens Multidimensionais do Direito Contemporâneo’.
As coletâneas foram organizados pela diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, e pelo gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero Guimarães. O docente agradeceu o apoio do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, que viabilizou, inclusive, a publicação do segundo livro.
O congresso, realizado em dezembro do ano passado, fez parte das comemorações alusivas aos 40 anos de fundação da Escola Superior da Magistratura (Esma). O Cidesma foi um marco na história recente da Esma, se configurando como um espaço único de reflexão plural, multifocal e interdisciplinar sobre temas palpitantes no campo do Direito contemporâneo.
A juíza Antonieta Nóbrega ressaltou que estas publicações eternizam o Cidesma, que foi um verdadeiro marco nos avanços acadêmico-científicos da Esma e do Tribunal de Justiça da Paraíba. “É uma imensa satisfação ver as discussões de alto nível com que fomos brindados nas salas de interação acadêmica e nas comunicações orais compiladas como fonte de consulta e inspiração para o aprofundamento do conhecimento de toda a comunidade jurídica”, comentou a magistrada.
O professor Flávio Romero destacou que as obras representam o corolário exitoso do Cidesma, bem como reafirma o compromisso acadêmico da Esma com a política de incentivo e de fomento à produção intelectual. “Se trata de mais uma iniciativa pioneira da gestão da Esma, sob a direção do desembargador Ricardo Vital de Almeida e da juíza Antonieta Nóbrega, que visa oferecer os instrumentos e meios necessários para que magistrados e demais servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba, possam publicar artigos e livros”, disse o docente.
Flávio Romero destacou que as obras apresentam os devidos registros no ISBN - 978-85-61702-99-1 (Abordagens Multidimensionais do Direito Contemporâneo) e 978-85-61702-98-4 (Direito, Cidadania e Interseccionalidade), requisito que garante a devida repercussão positiva nos currículos dos autores e das autoras, inclusive como fonte de pesquisa em novos estudos.
Por Marcus Vinícius