Com o tema ‘Aspecto heterogêneos do combate ao crime organizado’, o diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA), desembargador Ricardo Vital de Almeida, proferiu palestra no 1º Seminário de Polícia Judiciária: Investigação e Inteligência no combate ao crime organizado. A temática foi ministrada, nessa quarta-feira (8), no auditório da Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), em João Pessoa.
O evento promovido pela Acadepol foi realizado nos dias 7 e 8 e teve como público-alvo delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal, peritos e agentes de investigação, além de outros profissionais da área de segurança pública da Paraíba, São Paulo e Rio Grande do Norte, dentre outros Estados.
A delegada de Polícia Civil e diretora-geral da Acadepol, Maísa Félix Ribeiro de Araújo, ressaltou que o tema abordado pelo desembargador Ricardo Vital se constituiu de relevante contribuição, compartilhando reflexões no aperfeiçoamento da atuação dos efetivos e futuros policiais civis. Ela destacou, ainda, a interação da Polícia Civil com o Poder Judiciário estadual.
“A Polícia Civil, por meio da Acadepol, possui significativa interação com o Judiciário, contando com a participação de magistrados em treinamentos voltados para policiais civis em formação, bem como acesso a cursos de capacitação promovidos pela ESMA destinados aos integrantes de nossa instituição policial”, disse a diretora da Acadepol.
A programação do seminário contou, ainda, com as palestras da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Ivana David; do promotor de justiça do Ministério Público da Paraíba, Octávio Celso Gondim Paulo Neto; e dos delegados Caetano Paulo Filho, Vytautas Fabiano Silva Zumas e Jomas Tomazi, além de outras autoridades.
Por Marcus Vinícius