Este mês, a Revista ‘Cognitio’ da Escola Superior da Magistratura (Esma) recebeu a sua primeira indexação, garantindo, assim, a efetiva qualidade do periódico em prol da disseminação do conhecimento científico. As três edições da revista passam a constar da base do Diretório Latindex, o que pode ser conferido no link da https://www.latindex.org/latindex/ficha/28819.
De acordo com o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, essa indexação é de suma importância para a revista Cognitio. “Essa primeira indexação é apenas o começo. Há um longo caminho a ser percorrido. Mas, toda e qualquer caminhada começa com o primeiro passo - já dizia o poeta”, afirmou o docente.
Flávio Romero ressaltou que a direção da Escola da Magistratura, conduzida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor, e pela juíza Antonieta Nóbrega, diretora adjunta, acolheu a proposta de reativar o periódico, reestruturada sob novos parâmetros, a partir da nova designação - Cognitio. Ele, ainda, destacou o esforço da equipe, liderada pela professora doutora Milena Melo, editora chefe da Revista, no sentido de garantir a regularidade nas publicações.
“Destaco que o processo de indexação em diversos indexadores, nacionais e internacionais, é o critério que garante a efetiva qualidade da Revista”, frisou o gerente Acadêmico.
Neste sentido, a professora Milena Melo destacou que a indexação é importante porque é um aval de qualidade dos artigos acadêmicos. “Isso favorece tanto a revista, porque significa dizer que o periódico está apresentando bons resultados, como também os autores dos artigos, que precisam dessa publicização da indexação”, enfatizou a editora da revista.
O Latindex se constitui no Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O Latindex se posiciona como uma Base ou Sistema de Informações Acadêmicas. É uma instituição de apoio à produção científica que disponibiliza acesso gratuito aos seus acervos.
Por Marcus Vinícius