Esma divulga listas de inscrições homologadas de três cursos na modalidade de ensino a distância

Notícia
.

Na modalidade de ensino a distância (EaD), 114 inscritos, de 26 comarcas do Estado, participarão este mês dos Cursos ‘Teoria Geral do Processo Eletrônico’, ‘Sustentabilidade e Gestão Socioambiental no Ambiente de Trabalho’ e ‘Língua Brasileira de Sinais - Módulo II’. A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento, da Escola Superior da Magistratura (Esma), divulgou as listas de inscrições homologadas.

Os inscritos, entre magistrados(as) e servidores(as), são das unidades judiciais de: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Rio Tinto, Cuité, Conde, Princesa Isabel, Itaporanga, São Bento, Mamanguape, Sumé, Sapé, Ingá, Gurinhém, São José de Piranhas, Alagoinha, Cajazeiras, Juazeirinho, Remígio, São Bento, Pedras de Fogo e Coremas.

As aulas do Curso ‘Teoria Geral do Processo Eletrônico’ ocorrerão de 7 a 14, sendo ministrada pelo tutor Antônio Carlos Largura Filho, que é especialista em Processo Penal. Na formação, o professor vai tratar de temas como: Direito e processo na sociedade da informação; Lei nº 11.419/2006; a informatização do processo judicial; Lei nº 11.419/2006 – artigos 14 e 15; tecnologia como meio de acesso à justiça; procedimentos e tramitação eletrônica; segurança e proteção de dados; e publicidade nos processos eletrônicos.

No período de 10 a 30 deste mês, a tutora Viviane dos Santos Sousa, que é doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, vai ministrar as aulas do Curso ‘Sustentabilidade e Gestão Socioambiental no Ambiente de Trabalho’. Temas sobre sustentabilidade e gestão socioambiental; sustentabilidade no Poder Judiciário; e servidores sustentáveis no ambiente de trabalho, fazem parte do conteúdo.

Já a mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlene da Penha Santos, é a professora da formação ‘Libras – Módulo II’. As aulas ocorrem de 10 de junho a 23 de julho. Neste módulo, as temáticas que serão abordadas são: variações linguísticas; aspectos gramaticais da Libras (sintaxe, semântica); exercícios práticos da Libras relacionados aos conteúdos trabalhados; estruturação de frases contextualizadas; diálogo contextualizado com situações vivenciadas pelos cursistas; ampliação do vocabulário de sinais; e tradução e interpretação da Libras para Português/ Português para Libras.

Por Marcus Vinícius