Estão abertas, até o dia 25, as inscrições para o evento ‘Racismo não é opinião. É crime!’. A iniciativa promovida pelo Comitê Permanente pela Promoção da Equidade Racial (CPPER) do Tribunal de Justiça da Paraíba será realizada no dia 27 de junho (quinta-feira), das 8h às 18h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. Para garantir sua participação, servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário estadual e o público em geral devem preencher o formulário de inscrição através do link https://forms.gle/md449pWCiNTeUkAJ6.
Durante as atividades, ocorrerão oficinas, apresentações culturais e palestras, com os seguintes temas: Diversidade Étnico-Racial; A importância das bancas de heteroidentificação para a política de cotas; Democracia Racial e racismo recreativo: as faces de uma violência permanente; O racismo como fenômeno social, e a necessidade de superar o racismo em todas as suas formas; e Violência de Gênero tem cor, entre outras temáticas.
O juiz auxiliar da Vice-presidência do TJPB e membro da CPPER, Ely Jorge Trindade, disse que a ação tem por objetivo proporcionar a interlocução com movimentos sociais e contribuir para a diversidade cultural no âmbito do Tribunal de Justiça e na sociedade paraibana, através de realização de políticas afirmativas, que evidenciam a responsabilidade social e o combate ao racismo.
“O mais importante nessa campanha é trazer a conscientização e a sensibilização dos integrantes do Tribunal de Justiça da Paraíba para o avanço de uma sociedade integrada e com respeito, além de efetivação da equidade racial dentro da mentalidade e de ações práticas”, ressaltou.
A campanha ‘Racismo não é opinião. É crime!’ é promovida pelo Comitê de Equidade Racial, com apoio da Presidência do TJPB, da Corregedoria-Geral de Justiça, da Esma e da Associação dos Magistrados da Paraíba, com a participação, ainda, de várias entidades ligadas ao meio cultural e à promoção da diversidade e da equidade racial.
Por Marcus Vinícius