Esma institui ‘Espaço da Memória’ para divulgação de placas comemorativas de cursos ofertados pela escola

Notícia
.

Diante da possibilidade da adoção de uma estratégia de divulgação muito mais efetiva e democrática, por intermédio dos espaços virtuais, a direção da Escola Superior da Magistratura (Esma) instituiu, por meio do Edital nº 04/2024, o ‘Espaço da Memória’. O local, no site da Esma, é reservado à divulgação das placas comemorativas das turmas concluintes de cursos ofertados pela escola, sendo reservado no prédio um mural físico, com identificação padrão das turmas e acesso às informações detalhadas através de Código QR. 

Com a publicação do ato, no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (3), a direção da instituição torna público a convocação para recebimento de placas físicas de cursos realizados pela Esma, tendo em vista a estruturação do Espaço da Memória. Já através do Edital nº 05/2025, a Escola autorizou a remoção das placas físicas das paredes do 1º andar da Esma e a elaboração de edital com vistas ao recebimento das citadas placas por ex-alunos interessados, egressos das citadas turmas, ou o posterior descarte.

Ao assinar os documentos, o desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, levou em consideração que a digitalização é um processo de inovação, necessário, inclusive, para democratizar o acesso às informações; bem como que as placas físicas, comemorativas de turmas pretéritas dos cursos ofertados pela Esma, além de não apresentarem qualquer tipo de padrão, ocupam espaços cada vez mais limitados nas paredes da escola, comprometendo no futuro próximo a oferta dessa prática às novas turmas.

Ainda segundo o Edital 04/2024, foi concedido o prazo de 60 dias, a contar desta publicação, para que alunos(as) das turmas passadas possam manifestar o interesse em receber a placa física da respectiva turma, por meio da inscrição no Google Forms: https://forms.gle/AQaoLgcgzagKR7kA6. Os(as) ex-alunos(as) interessados(as) poderão ter acesso às imagens das placas físicas, por meio do link: https://esma.tjpb.jus.br/. Em caso de mais de um(a) aluno(a) interessado(a) na placa da turma, será realizado sorteio público em data e horário a serem divulgados, oportunamente.

Caso não haja inscrição de ex-aluno(a) para o recolhimento da placa comemorativa da turma, a mesma será doada para o devido descarte uma vez cumpridos os prazos do presente edital. 

Por Marcus Vinícius