O desembargador Joás de Brito Pereira Filho foi eleito, nesta quarta-feira (9), para o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) para o biênio 2025/2026. A eleição ocorreu durante a 17ª sessão ordinária administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O magistrado vai substituir à frente da instituição de ensino, que é o braço acadêmico do Poder Judiciário estadual, o desembargador Ricardo Vital de Almeida. A solenidade de posse será realizada em fevereiro do próximo ano.
“Agradeço à Corte por essa deferência e sei da minha responsabilidade em substituir o desembargador Ricardo Vital, que tem feito um grande trabalho à frente da Esma”, disse o desembargador Joás de Brito, na ocasião.
Natural de João Pessoa, o desembargador Joás de Brito concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1984; atuou como procurador do Estado, aprovado em concurso público no ano de 1987; foi procurador-geral adjunto por duas vezes e procurador-geral em 2003. O magistrado ainda exerceu os cargos de assessor técnico junto às Secretarias de Planejamento e Coordenação Geral; Gabinete Civil do Governador; unidade Setorial de Planejamento da Secretaria de Finanças do Estado; foi membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) de 2012 a 2014; e presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, no biênio 2017/2018.
Por Marcus Vinícius