Nesta quinta-feira, dia 17, termina o período das inscrições para o Curso ’Pessoas Idosas e suas interseccionalidades no Poder Judiciário’. Estão disponíveis 40 vagas, sendo 18 para magistrados(as) da ativa, duas para magistrados(as) aposentados e 20 para servidores(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Os(as) interessados(as) podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/CQbT2W4cg4eLmVGL8.
O curso será realizado de 22 de outubro a 13 de novembro, na modalidade de ensino a distância (EaD), sob a tutoria de Robson Antão de Medeiros, professor titular de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A formação promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma) tem o intuito de promover a troca de conhecimentos teóricos, práticos e científicos sobre a situação da pessoa idosa no Brasil, especialmente em relação ao acesso ao Poder Judiciário, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.
Durante o curso, os(as) participantes terão a oportunidade de refletir sobre os desafios do envelhecimento para a sociedade e para os cuidadores (in)formais; adquirir conhecimentos sobre as relações familiares, sociais e comunitárias no contexto do envelhecimento; e contribuir para uma melhor avaliação e intervenção junto à população idosa, com foco no envelhecimento ativo e nas boas práticas de cuidados gerontológicos, especialmente no que se refere ao acesso à Justiça.
Por Marcus Vinícius