
A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), divulgou a relação de inscrições homologadas dos Cursos ‘Enfrentamento à Violência Doméstica: o papel do Poder Judiciário’ e ‘Julgar com Perspectiva de Gênero: Direitos Humanos, Raça, Etnias e Interseccionalidades’. As aulas das formações serão realizadas na modalidade de ensino a distância (EaD).
O Curso ‘Enfrentamento à Violência Doméstica’ contará com a participação de 40 cursistas, entre servidores(as) e residentes, oficiais(las) de Justiça e membros do Sistema de Justiça. As aulas, no período de 14 de março a 13 de abril, serão ministradas pelos tutores Clarissa Paranhos Guedes e Eligidério Gadelha de Lima. O conteúdo abordará temas como direitos das mulheres; violência de gênero e Lei Maria da Penha; rede de enfrentamento à violência doméstica e o papel do judiciário; e o papel dos(as) servidores(as) e oficiais(las) de Justiça de na rede de enfrentamento à violência doméstica.
Já ‘Julgar com Perspectiva de Gênero’, que ocorrerá de 18 de março a 06 de abril, contará com a participação de 28 inscritos. O juiz e coordenador adjunto de Ensino à Distância da Esma-PB, Nilson Dias de Assis Neto, será o tutor responsável, e os temas abordados incluirão Direitos Humanos; construção social do gênero; violência de gênero; vulnerabilidade e acesso à Justiça; construção social de marcadores (Raça, Etnias); e teoria da antidiscriminação, dentre outros.
Por Marcus Vinícius