Coordenador acadêmico e servidora participaram de encontro nacional da Enfam em Brasília

Notícia
.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3), o Encontro Nacional de Formadoras e Formadores, em Brasília. O evento foi direcionado a docentes e profissionais que atuam em atividades de coordenação pedagógica ou educacional, incluindo servidores(as), magistrados(as) que participaram das iniciativas de Formação de Formadores e Formação Continuada da Enfam, além de outras escolas de magistratura.

A Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB) esteve representada pelo coordenador Acadêmico de Ensino à Distância (EaD), juiz Fabrício Meira Macedo, e pela servidora Daiane Lins da Silva Firino.

Segundo o juiz, o evento foi voltado à elaboração, de forma coletiva e em consonância com os programas de formação da Enfam e das escolas de magistratura, de um plano de atividades/ação para qualificar o trabalho educativo das docentes e dos docentes, considerando desafios, estratégias, soluções e alinhamento às diretrizes pedagógicas da Enfam e ao contexto da magistratura.

“Nesse processo, tivemos a oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas, aprimorar metodologias e compartilhar vivências que reforçam a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na formação judicial”, disse o juiz Fabrício Meira. Ele ressaltou, ainda, que o encontro possibilitou analisar, de maneira integrada, às demandas do cenário atual e as potencialidades de cada instituição, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e de enriquecimento mútuo. “A iniciativa contribuiu para o fortalecimento de uma cultura de aperfeiçoamento constante, visando à excelência do ensino voltado à magistratura”.

Por fim, o magistrado ressaltou que foi possível chamar a atenção para o excesso de informação e o impacto que isso pode ter na saúde mental de magistrados(as) e servidores(as). “Reconhecemos a importância de destinar tempo e recursos a temáticas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida, de modo a equilibrar as exigências profissionais e pessoais que marcam o dia a dia no ambiente judicial”, concluiu.

Para Daiane Firino, participar de eventos nacionais promovidos pela Enfam é sempre uma oportunidade de atualização e troca de experiências com escolas de todo o Brasil. “Foi um encontro muito enriquecedor onde estiveram presentes formadores de vários estados discutindo sobre as práticas formativas e necessidades de atualização e melhorias de aspectos dos cursos de formação inicial, continuada e de formação de formadores. Encaminhamentos foram feitos em relação a essas formações e agora aguardaremos as orientações da Enfam para implementação das novas práticas e diretrizes”, destacou.

O evento teve como objetivo analisar os aspectos pedagógicos relacionados à formação de magistrados(as), formadores(as) e demais envolvidos, com ênfase nas boas práticas e nos aspectos teórico-metodológicos previstos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e na literatura educacional.

Por Marcus Vinícius

 

.
.
.
.