Comitiva de magistrados de Angola participa do curso Formação de Formadores na Esma

Notícia
angola

Começou nesta quarta-feira (23), na Escola Superior da Magistratura da Paraíba, o curso Formação de Formadores - Desenvolvimento das competências: módulo I, Nível I. “Esta edição torna-se ainda mais especial, com a presença de colegas de Angola, que vieram colher conosco experiência acadêmica e de gestão escolar, e deixam com a gente um pouco da cultura e da sabedoria de seu povo, enriquecendo nosso ambiente formativo”, declarou a diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja. 

A magistrada explicou que o FOFO transforma a perspectiva sobre  a educação profissional. “O curso amplia olhares, rompe paradigmas e nos convida a entender que ensinar é, antes de tudo, um gesto de escuta, empatia e compromisso com a construção coletiva do conhecimento”. 

Fazem parte da comitiva de Angola os desembargadores Manuel Victor Assuilo, secretário executivo do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ); e  Correia Fernandes Bartolomeu, membro Vogal do CSMJ; e o Juiz Artur Manjata, diretor de Gabinete da Presidência do CSMJ. 

Também estiveram presentes visitando a Esma o desembargador Sílvio Neves Batista Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco e membro do Grupo de Trabalho ENFAM/CSMJ e o secretário executivo da Enfam, Leonardo Peter da Silva. 

O desembargador angolano Correia Bartolomeu considerou muito positiva a experiência na Paraíba. Disse que o curso está sendo administrado com as habilidades e competências esperadas, que os professores estão  transmitindo o conhecimento de acordo com regras pré-estabelecidas e elogiou a metodologia adotada.

Image
angola
Angolanos visitaram as instalações da Esma

“Participamos ativamente do processo de aprendizagem. Para nós, sobretudo, magistrados angolanos, servidores que estamos a participar desta formação, estamos muito satisfeitos nesse primeiro dia  e cremos que os outros dias também serão iguais ou melhores, portanto, estamos muito satisfeitos. Sairemos daqui enriquecidos não só na área afetiva mas, sobretudo, na área cognitiva. 

O desembargador angolano falou também sobre a visita que a equipe fez às instalações da Esma. “É uma instalação invejável, com todas as condições organizacionais, pedagógicas e didáticas que permite desenvolver o processo de ensino  e aprendizagem e transmitir o conhecimento aos magistrados e servidores brasileiros, mas também de outras nações, como é o nosso caso, que estamos aqui a fazer essa formação e por isso saímos daqui com essa experiência gratificante”, avaliou Correia Bartolomeu.

O gerente acadêmico da Esma e tutor do curso, professor Flávio Romero, definiu como extremamente importante a participação da equipe angolana no curso. “Você traz uma perspectiva não somente de internacionalização da escola, que é essa perspectiva de conhecer experiências de pessoas do continente africano, no caso, mas sobretudo trazer para a sala de aula essa experiência acumulada na perspectiva do aprendizado e da formação.Que isso seja uma experiência já tão exitosa como está sendo,  que possa abrir a porta para outras visitas de pessoas de outros continentes”, observou.

O curso continua até sexta-feira (25), e as aulas estão sendo ministradas pelos juízes Euler Jansen e Fabrício Meira, o gerente acadêmico Flávio Romero, e as servidoras da Esma Bianca Meireles e Daiane Lins.

Por Walquiria Maria

Fotos: Marcella Gonçalves

 

visita
visita
visita
visita