Esma discute parcerias com UFCG e UEPB para levar cursos de mestrado e doutorado ao interior

Notícia
uepb

Uma possível parceria para a oferta dos cursos de mestrado e doutorado pelas Universidades Federal e Estadual de Campina Grande (UFCG/UEPB)  foi a pauta principal de visitas realizadas nesta sexta-feira (4) pelos diretores da Escola Superior da Magistratura da Paraíba às duas instituições. Os cursos são destinados a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho e a diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, trataram também da utilização dos espaços das duas universidades para a realização de cursos presenciais da Esma no interior do Estado. Eles foram acompanhados pelo gerente acadêmico da Escola, professor Flávio Romero Guimarães, e pela gerente administrativa e financeira, Gisele Barros.

O desembargador Joás Filho considerou a reunião muito produtiva. “Debatemos alguns temas importantes para a Esma e estamos tentando firmar um convênio com a UFCG e a UEPB para levarmos mais cursos de mestrado  para os(as) magistrados(as) e servidores(as). Também procuramos viabilizar um convênio que nos permita utilizar as instalações dessas universidades para a interiorização dos cursos que pretendemos fazer nas diversas circunscrições do Tribunal de Justiça no nosso Estado como pretende o nosso presidente (desembargador Fred Coutinho) com a interiorização dos cursos destinados aos nossos servidores”, afirmou o diretor da Esma. O TJPB tem seis circunscrições: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras.  

A diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja, viu as visitas como muito proveitosas. “O diálogo nos indicou caminhos para viabilizar a política de interiorização dos cursos de formação continuada, bem como, ampliar a oferta de mestrado e doutorado. A Esma está atenta às demandas de servidores e magistrados e movimenta-se na gestão de seu atendimento”.

O gerente acadêmico, professor Flávio Romero, avaliou as reuniões como extremamente importantes. Ressaltou que a aproximação do TJPB, por meio da Esma, com as universidades públicas da Paraíba, com vistas a uma possível oferta de cursos de mestrado e/ou doutorado, é de suma importância. 

“Por um lado, o TJPB/Esma, se aproxima do locus da produção do saber e do conhecimento , visando a formação continuada dos seus quadros e, por outro, as universidades terão a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica, inovadora e sem precedentes, ao otimizar cursos vinculados à realidade cotidiana do Poder Judiciário”.

O professor acrescentou que essa ação está em absoluta sintonia com as estratégias de gestão do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, que na escuta ativa realizada por meio do programa Gestão em Movimento, constatou que a formação continuada (capacitação profissional) é uma das demandas mais realçadas por magistrados(as) e servidores(as), do sertão ao litoral. 

“A Esma, na condição de braço acadêmico do TJPB, deve envidar todos os esforços acadêmicos para que esse movimento de gestão se concretize em movimento de ações objetivas, certamente, essa é a meta das gestões dos desembargadores Fred Coutinho e Joás de Brito, no TJPB e na Esma, respectivamente”, finalizou.

Em conversa na reitoria da UEPB, o tema levado pela diretoria da Esma foi muito bem acolhido. A reitora, professora Célia Regina, avaliou que a parceria com a Esma consolida ainda mais a dimensão formadora e de impacto regional  da Universidade. “Nossos esforços são para a continuidade do que já é exitoso, ao passo que pretendemos ampliar o leque de possibilidades no campo da pós-graduação e na formação qualificada com foco no interior da Paraíba”, pontuou.

A pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Nadja Oliveira, reforçou o apoio e disse que acha importante para a UEPB o fortalecimento e consolidação  de parcerias institucionais em nível de formação, capacitação e pós-graduação e pesquisa com o TJPB, via Esma.

Image
Gestires da Esma com reitores da UFCG
Gestores da Esma com reitores da UFCG

  Na Universidade Federal de   Campina Grande o encontro foi   igualmente positivo.  O reitor Camilo   Farias, afirmou que “a construção de   uma parceria com a Esma aponta   para o fortalecimento dos nossos   programas de pós-graduação e para   a  qualificação de magistrados(as) e   servidores(as) de ambas as   instituições, com foco em temas   atuais e estratégicos para o serviço   público".

  A vice-reitora da UFCG, Fernanda     Leal, por sua vez, declarou que “a   parceria com a Esma é muito bem-vinda e poderá produzir avanços para as duas instituições, favorecendo a formação de pessoas que fazem parte dos seus quadros, considerando  questões contemporâneas e urgentes que devem estar no foco da qualificação dos servidores que participarão do projeto de capacitação e qualificação que vamos construir”.

Também o pró-reitor de Pós-Graduação da UFCG, professor Claudionor Alves, se declarou favorável à parceria com a Esma. “Uma cooperação entre a Esma e os Programas de Pós-Graduação da UFCG é algo extremamente importante, pois é um reconhecimento por parte da magistratura paraibana da excelência dos serviços prestados pela UFCG no nosso estado, bem como a nível nacional”.

O pró-reitor disse ainda que uma cooperação dessa natureza vai permitir a transferência de saberes desenvolvidos no âmbito da UFCG para servidores(as) que atuam no judiciário, capacitando os(as) mesmos(as) a nível de mestrado e doutorado, melhorando ainda mais a atuação do judiciário no estado da Paraíba.

Por Walquiria Maria