
No dia 7 de agosto, às 19h, o auditório da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB) sediará a mesa redonda ‘Epitácio Pessoa: o jurista, diplomata e político’. O evento integra a segunda etapa das celebrações pelos 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa e também homenageia o Dia do Jurista.
A atividade é aberta a magistrados(as), servidores(as) do Judiciário estadual, estudantes e ao público em geral. As inscrições podem ser feitas até 6 de agosto. A iniciativa é promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Museu do Poder Judiciário estadual, em parceria com a Esma-PB.
A mesa contará com a participação dos palestrantes José Guilherme Ferraz da Costa Neto, procurador da República na Paraíba; Marcílio Toscano Franca Filho, procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba; e Renato César Carneiro, membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). A mediação será feita pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A primeira etapa da programação comemorativa aconteceu em 23 de maio deste ano, com uma palestra da desembargadora federal Margarida Cantarelli, na Sala de Sessões do Pleno do TJPB, abordando o tema ‘Atualidade do pensamento de Epitácio Pessoa na paz e na guerra’. A agenda incluiu, ainda, visitas públicas ao Museu do Poder Judiciário e a Cripta.
Natural de Umbuzeiro (PB), Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa é reconhecido como o único brasileiro a ocupar os mais altos cargos dos três Poderes da República. Ao longo de sua notável trajetória, foi presidente da República, deputado federal, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República e senador, destacando-se tanto no cenário nacional quanto internacional.
Por Marcus Vinícius
