Com o tema ‘Escolas de Governo 5.0’, gerentes da Esma participam do 60º Encontro do Copedem em Vitória (ES)

Notícia
.

 Os gerentes Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), Flávio Romero Guimarães, e Administrativo e Financeiro, Gisele Alves Barros, participam, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em Vitória (ES), da 60ª edição do encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). Os gerentes estão representando, na ocasião, os diretores da Escola, desembargador Joás de Brito e a juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega.

Com o tema ‘Escolas de Governo 5.0: Regulação, Inovação e Inteligência Artificial a Serviço da Justiça”, o evento propõe uma reflexão aprofundada sobre os desafios e os caminhos para a transformação digital e formativa no âmbito do Poder Judiciário. O encontro conta com a participação de autoridades e dirigentes de Escolas da Magistratura de todo o país.

A proposta da edição 5.0 é consolidar um ecossistema formativo colaborativo, inteligente e centrado nas pessoas, ultrapassando o modelo de mera digitalização (versão 4.0) e incorporando, de forma responsável e regulada, tecnologias como a inteligência artificial nos processos de ensino e gestão das Escolas da Magistratura.

O gerente Flávio Romero ressalta que duas temáticas importantes estão sendo debatidas: o desafio do uso da IA generativa no âmbito do Poder Judiciário e a regulamentação das escolas de governo, a exemplo das escolas judiciais e da magistratura, para fins de oferta de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade de educação a distância (EaD). “Além desses dois pontos, outro igualmente relevante, foi objeto de reflexão: a necessidade de fomento da pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), uma temática de especial interesse do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Esma.”

Nesse contexto, a gerente Gisele Alves ressaltou que o Copedem tem enfatizado a importância de integrar a tecnologia ao ensino e à gestão judicial de forma responsável, colaborativa e centrada nas pessoas. Segundo ela, a proposta vai além da digitalização já consolidada no modelo 4.0, visando à construção de um ecossistema inteligente que una modernização e humanização na formação da magistratura. “O Copedem reafirmou sua missão de promover trocas de experiências, debates e iniciativas conjuntas entre as escolas de magistratura, visando o aprimoramento da formação e o fortalecimento da Justiça Estadual em todo o Brasil.”

O evento será encerrado nesta sexta-feira (22) com a palestra ‘O Estado da Arte da Inteligência Artificial no Direito’, ministrada pelo desembargador Samuel Meira Brasil Jr., seguida da leitura da Carta de Vitória.

Por Marcus Vinícius 


 


 

.
.